Variação do índice de Vegetação por Diferença Normalizada na lagoa Itapeva, litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de análise de séries temporais / Variations of the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) in the Itapeva-RS Lake, .....
PDF

Palavras-chave

NDVI
Análise de Séries Temporais
Lagoa Itapeva.

Como Citar

LISSNER, J. B.; GUASSELLI, L. A. Variação do índice de Vegetação por Diferença Normalizada na lagoa Itapeva, litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de análise de séries temporais / Variations of the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) in the Itapeva-RS Lake, ..... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13777. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar os padrões de comportamento espaço-temporal dos valores do índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) na lagoa Itapeva-RS, por meio de imagens Landsat TM5 e ETM+7, compreendendo o período de 1985 a 2010. Para a análise do comportamento espaço-temporal foram utilizadas classes de índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e Análise por Séries Temporais (TSA) de imagens. Para validação dos padrões observados foram coletadas amostras de água em seis pontos na lagoa Itapeva para clorofila_a, Totais de Sólidos Suspensos e transparência do disco Secchi. Estes resultados foram correlacionados com os valores de NDVI. Os mapas de classes de NDVI gerados após a análise da TSA evidenciaram padrões de dinâmica espaciais e sazonais associados as variáveis ambientais atuantes, permitindo o estabelecimento de três grandes compartimentos para a lagoa Itapeva: norte, centro e sul. A análise da série temporal de imagens mostra que o aumento e o decréscimo dos valores de NDVI estão associados aos períodos de floração do fitoplâncton. Concluiu-se que a análise da Série Temporal de imagens Landsat foi satisfatória no que se refere ao comportamento espaço-temporal da variação das classes de NDVI.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...