Variação do índice de Vegetação por Diferença Normalizada na lagoa Itapeva, litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de análise de séries temporais / Variations of the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) in the Itapeva-RS Lake, .....
PDF (Português (Brasil))

Keywords

NDVI
Análise de Séries Temporais
Lagoa Itapeva.

How to Cite

LISSNER, J. B.; GUASSELLI, L. A. Variação do índice de Vegetação por Diferença Normalizada na lagoa Itapeva, litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de análise de séries temporais / Variations of the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) in the Itapeva-RS Lake, ..... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13777. Acesso em: 3 dec. 2022.

Abstract

O objetivo do trabalho foi analisar os padrões de comportamento espaço-temporal dos valores do índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) na lagoa Itapeva-RS, por meio de imagens Landsat TM5 e ETM+7, compreendendo o período de 1985 a 2010. Para a análise do comportamento espaço-temporal foram utilizadas classes de índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e Análise por Séries Temporais (TSA) de imagens. Para validação dos padrões observados foram coletadas amostras de água em seis pontos na lagoa Itapeva para clorofila_a, Totais de Sólidos Suspensos e transparência do disco Secchi. Estes resultados foram correlacionados com os valores de NDVI. Os mapas de classes de NDVI gerados após a análise da TSA evidenciaram padrões de dinâmica espaciais e sazonais associados as variáveis ambientais atuantes, permitindo o estabelecimento de três grandes compartimentos para a lagoa Itapeva: norte, centro e sul. A análise da série temporal de imagens mostra que o aumento e o decréscimo dos valores de NDVI estão associados aos períodos de floração do fitoplâncton. Concluiu-se que a análise da Série Temporal de imagens Landsat foi satisfatória no que se refere ao comportamento espaço-temporal da variação das classes de NDVI.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...