Sobre a Revista

Navegar pelas seções

 

Foco e Escopo

A Revista SOCIEDADE & NATUREZA, sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos: publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual; fomentar o intercâmbio de experiência em sua especialidade com outras Instituições, nacionais e estrangeiras; defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas. 

A revista Sociedade & Natureza publicou somente artigo impressos entre os anos de 1989 e 2004 (p-ISSN 0103-1570). Entre os anos de 2005 e 2016 foram publicados artigos tanto em formato impresso quanto eletrônico. A partir de 2017 somente foram publicados artigos em formato eletrônico (e-ISSN: 1982-4513).

Acesso: a Revista é totalmente OPEN ACESS e apoia as declarações COAR-UNESCO e DORA. Não há cobrança para submissão ou publicação de artigos.

 

Ética e Boas práticas científicas

O periódico Sociedade & Natureza desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Code of Ethics American Educational Research Association (disponível aqui, apenas em inglês), o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP (disponível aqui) e do Council of Science Editors (CSE - disponível aqui, apenas em inglês) em relação a publicação.

Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material publicado está de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica (disponível aqui) e o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta (disponível aqui).

A revista SOCIEDADE & NATUREZA adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo "Office Research Integrity - ORI", que consiste em:

  • Fabricação: inventar dados ou resultados registrando ou relatando-os.

  • Falsificação: manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa.

  • Plágio: consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado.

Os autores são responsáveis pelas informações contidas em seus manuscritos.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma CopySpider, version 2.1.1. A equipe editorial irá conferir os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto para artigos ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema, podendo os autores fazerem as alterações necessárias e submeterem o artigo novamente à Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Entende-se que "Má-conduta em pesquisa" não inclui erros honestos ou diferenças de opinião, estando os autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial quando detectadas ações pertinentes ao conceito aqui apresentado.

Nos casos de Publicação Duplicata e Redundante, Correção e Retratações, a Revista  Sociedade & Natureza adota a publicação de material original, que não tenha sido publicado anteriormente ou que esteja sendo revisado em outros periódicos, mesmo que em outros idiomas.

Os artigos submetidos a Sociedade & Natureza não podem ser submetidos a nenhuma outra revista enquanto estiver em avaliação em Sociedade & Natureza. Entende-se como publicação duplicata a prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico. Publicação redundante é aquela que implica em divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo, e sendo detectada resulta na rejeição do artigo ou sua retratação, estando os Autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial.

Em caso de correções e retratações, implicando em erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, e que não impliquem em "Má-conduta em publicação", poderão ser corrigidos através de errata. Em caso de manuscritos já publicados em que "Má-conduta em publicação" for identificada, serão alvo de retratação através de exposição do motivos, sendo que neste caso autores e co-autores deverão a concordar com o conteúdo.

Pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem vir acompanhada de cópia de aprovação do comitê de ética.

 

Avaliação pelos Pares (Peer-review)

A Revista Sociedade & Natureza segue procedimentos éticos criteriosos na avaliação por pares. Esses procedimentos são baseados nas 'COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers (disponível aqui, apenas em português) e no 'Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP' (disponível aqui).

Quando um novo artigo é encaminhado à Sociedade & Natureza, ele é submetido a uma análise preliminar pelo Comitê Editorial antes de ser enviado para a avaliação externa. Essa análise considera se: 1) o artigo tem correlação com o foco e o escopo da Revista; 2) o artigo segue as recomendações disponíveis nas Diretrizes para Autores e 3) o artigo é inédito. Esse processo pode demorar até 15 dias a partir do momento da submissão.

Após concluída a etapa de análise prévia, os artigos que atendem aos critérios da Revista serão encaminhados para dois ou três avaliadores, que podem ser membros do Conselho Científico da Revista ou consultores ad hoc. Todos os avaliadores são professores/pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. Por padrão, a Revista adota o processo de avaliação “Double Blind Peer Review”, ou seja, é garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores. Seguindo as práticas da Ciência Aberta, a Revista também possibilita que autores e avaliadores se identifiquem durante a avaliação, mediante solicitação dos mesmos. Para tornarem públicos os seus nomes, os autores deverão indicar esta preferência na Carta ao Editor e os avaliadores deverão assinar seu nome após os comentários de seu parecer.

Cada avaliador tem um prazo de até 30 dias após aceitar a solicitação da Revista para elaborar o seu parecer. Caso um avaliador recuse a solicitação ou não obedeça aos prazos estipulados, um novo avaliador será designado. Portanto, não há prazo estabelecido para o término do processo de avaliação, pois ele está condicionado ao cumprimento dos prazos pelos avaliadores.

Os pareceres serão elaborados considerando os seguintes critérios: originalidade, relevância científica, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Ao final da avaliação, cada avaliador manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: I) Aceitar; II) Correções obrigatórias; III) Submeter a nova rodada de avaliação ou IV) Rejeitar. Os avaliadores têm inteira liberdade para propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. Além disso, eles poderão enviar arquivos que complementem os comentários registrados no sistema. A partir dos resultados dos pareceres cabe ao editor chefe tomar a decisão final da submissão.

Após o envio dos pareceres, os autores serão comunicados da decisão editorial. Caso sejam solicitadas alterações, os autores deverão atentar-se aos prazos estabelecidos para o envio da versão corrigida do artigo. O artigo só será publicado mediante o envio das correções e/ou das justificativas para aquelas sugestões de alteração que não forem acatadas. Em caso de não concordância com a decisão editorial da Revista Sociedade & Natureza, recursos deverão ser apresentados ao editor-chefe e a editora da Revista (Portal Periódicos UFU), e se utilizarão das orientações da COPE (Committee on Publication Ethics) para tomada de decisão.

 

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por declarar conflitos que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja conflito de interesse, os autores devem informá-lo em documento  assinado e anexado à plataforma de submissão.

 

Ciência Aberta, Preprints e Depósito de Dados

A Revista Sociedade & Natureza apoia e pratica princípios de Ciência Aberta, dando maior transparência e confiabilidade aos artigos publicados. Neste sentido, os autores são convidados a depositarem previamente os artigos submetidos para avaliação em servidores de preprints confiáveis. Neste caso, os autores deverão entrar em contato com os editores da revista antes da submissão do artigo para maiores informações sobre o processo e assinatura do Formulário de Conformidade (Disponível aqui). 

Além disso, encorajamos os autores, sempre que possível, a depositarem os dados utilizados na elaboração de seus artigos (dados brutos, códigos, métodos, modelos, algoritmos, etc.) em repositórios públicos confiáveis ou disponibilizá-los para publicação como Material Suplementar. Conjuntos de dados depositados em repositórios que atribuem número DOI poderão ser listados na seção de referências. Arquivos disponibilizados como Material Suplementar ficarão disponíveis na página do artigo.

 

Responsabilidade

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não representando a opinião da revista Sociedade & Natureza.

 

Qualis Capes

A Revista Sociedade & Natureza é Qualis A1 na área de Geografia (consulte o Qualis aqui).

 

Periodicidade

A Revista adota o sistema de publicação continuada. Os artigos são publicados tão logo sejam aprovados e editados. Este modelo confere maior celeridade ao processo de editoração, reduzindo o tempo entre a submissão e a publicação online dos textos completos.

A Revista Sociedade & Natureza utiliza da metologia CLOCKSS de preservação, através da plataforma Scielo e plataforma Redalyc, sendo portanto, preservados em todas as suas instanciações de formatos e versões.

 

Fontes de Financiamento

A Revista Sociedade & Natureza recebe desde o ano de 2014, apoio financeiro do CNPq e da CAPES para as atividades de editoração.

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusicamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Editora

Essa revista é publicada pelo Portal Periódicos UFU.