A problemática dos resíduos sólidos urbanos em Tefé, Amazonas / The issue of urban solid waste in Tefé, Amazonas State, Brazil
PDF

Palavras-chave

Amazônia
Lixo
Suporte à decisão
Leis ambientais.

Como Citar

DA SILVA, A. D.; PINHEIRO, E. da S. A problemática dos resíduos sólidos urbanos em Tefé, Amazonas / The issue of urban solid waste in Tefé, Amazonas State, Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9840. Acesso em: 19 maio. 2022.

Resumo

A infraestrutura disponível em diversos municípios da Amazônia impõe dificuldades para realizar os serviços de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, além do cumprimento da legislação ambiental. O objetivo deste trabalho foi analisar, sob a ótica da legislação ambiental e considerando as particularidades fisiográficas da região amazônica, as alternativas locacionais para a disposição dos resíduos sólidos urbanos no município de Tefé, AM. Como suporte à decisão foi utilizado a análise multicritério Weighted Overlay - ArcGIS. Constatou-se que mesmo existindo alternativas locacionais para a instalação de aterro sanitário em Tefé, é necessário que a Resolução CONAMA nº 04/95 seja adaptada para a realidade de infraestrutura do município no que tange à categoria do seu aeroporto e a área de Segurança Aeroportuária. A exigência de escoar os resíduos sólidos urbanos além de 20 km a partir do centro geométrico do aeroporto exige a construção de estrada pavimentada de mais de 7 km de extensão, o que significaria impacto econômico e ambiental ao município pela necessidade de desmatar significativa área de floresta.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...