Análise da vulnerabilidade ambiental de um fragmento florestal urbano na Amazônia: Parque Estadual Sumaúma / Environmental vulnerability analysis of an urban forest fragment in Amazon: Sumaúma State Park
PDF

Como Citar

CAVALCANTE, D. G.; PINHEIRO, E. da S.; MACEDO, M. A. de; MARTINOT, J. F.; NASCIMENTO, A. Z. A.; MARQUES, J. P. C. Análise da vulnerabilidade ambiental de um fragmento florestal urbano na Amazônia: Parque Estadual Sumaúma / Environmental vulnerability analysis of an urban forest fragment in Amazon: Sumaúma State Park. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/10020. Acesso em: 23 maio. 2022.

Resumo

Desde a criação da Zona Franca e implantação do Distrito Industrial de Manaus, a paisagem da cidade vem sendo alterada devido ao crescimento urbano. Este processo contribui para a redução da cobertura florestal e o surgimento de fragmentos florestais. Neste estudo foi analisada a vulnerabilidade ambiental do Parque Estadual Sumaúma, Manaus/AM, um dos poucos fragmentos florestais protegidos na área urbana da cidade. A unidade de conservação está inserida no bairro mais populoso de Manaus. O uso e cobertura da terra do Parque e seu entorno de 300 metros foram mapeados a partir da interpretação de uma imagem do satélite QuickBird. As trilhas e estradas foram mapeadas com uso de GPS e as declividades foram derivadas de um Modelo Digital de Elevação. Para integração dos dados foi aplicada a técnica de suporte à decisão AHP. Na unidade de conservação os maiores problemas de vulnerabilidade ambiental estão localizados ao longo do seu perímetro, nos limites com a área urbana e nas trilhas do Parque.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...