Caracterização temporal da precipitação pluvial do município de Porto Velho/RO no período de 1945 a 2003 / Temporary characterization of the rainfall in Porto Velho/RO in the period of 1945 to 2003
PDF

Como Citar

BEZERRA, R. B.; DANTAS, R. T.; TRINDADE, A. G. Caracterização temporal da precipitação pluvial do município de Porto Velho/RO no período de 1945 a 2003 / Temporary characterization of the rainfall in Porto Velho/RO in the period of 1945 to 2003. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 3, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9832. Acesso em: 24 maio. 2022.

Resumo

A pesquisa analisou o comportamento das precipitações pluviais em Porto Velho, para o período de 1945 a 2003, mostrando a tendência da precipitação pluviométrica dentro da série temporal, e sua variabilidade interanual nos 59 anos e os números de frequência de ocorrência de todos os eventos dentro da faixa de variabilidade estabelecida graficamente. As principais características do regime pluviométrico do município de Porto Velho são a sua sazonalidade bem definida em um período chuvoso que se estende de novembro a abril com precipitação mensal, oscilando entre 228,9 mm a 329,6 mm e um período de estiagem de junho a setembro com precipitação mensal, oscilando entre 38,7 mm a 107,7 mm, sendo os meses de maio e outubro considerados meses de transição de um regime para outro. A tendência da precipitação pluvial de Porto Velho em número de ocorrência está dentro da normalidade, pois, a maioria dos eventos encontrados ficou dentro da faixa de variabilidade estabelecidas sendo somente dezesseis ocorrências fora da faixa de variabilidade. A análise da distribuição da variabilidade trimestral da série histórica dos eventos de precipitação pluvial também não houve uma tendência para acréscimo ou decréscimo dos valores médios trimestral, pois um percentual de magnitude significante de 62,7% a 79,78% ocorreu entre a faixa de variação da medida de dispersão. Os anos e trimestre de precipitações pluviais que tiveram anomalias coincidiram com os fenômenos El Niño e La Niña.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...