Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do município de Itabuna/BA / Mapping and risk evaluation of Cachoeira River flodding in some urban areas of Itabuna City, Brazil
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

BORGES DA HORA, S.; LIMA GOMES, R. Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do município de Itabuna/BA / Mapping and risk evaluation of Cachoeira River flodding in some urban areas of Itabuna City, Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9583. Acesso em: 5 dec. 2022.

Abstract

Os mapas de inundação se configuram em um instrumento importante na prevenção, controle e gestão das inundações, pois através deles é possível definir as áreas de risco. Itabuna município localizado ao sul da Bahia, com cerca de 97,20% (IBGE, 2000) de sua população urbana, vem sofrendo com as constantes cheias do rio Cachoeira. De forma geral, ocorrem cheias anuais que inundam, principalmente, trechos de ocupação subnormal ao longo do rio. Dessa forma o objetivo dessa pesquisa é reconhecer e mapear os aspectos físico-ambientais de trecho do Rio Cachoeira que engloba os aglomerados subnormais do Bananeira, Rua Beira Rio e Jaçanã, tendo em vista a sua avaliação frente ao fenômeno de inundação enfatizando a definição das áreas potenciais de risco. Assim, com a utilização do programa Arcview foi possível foi possível elaborar um mapa de risco com manchas de inundação para vários períodos de retorno. Os resultados da pesquisa confirmam que as áreas de risco com maiores problemas em relação ás inundações são as áreas subnormais principalmente em função da vulnerabilidade habitacional e da ocupação desordenada, onde a maioria das habitações é constituída por barracos.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...