Making species distribution models available on the Web for reuse in biodiversity experiments: Euterpe edulis species case study / Modelos de distribuição de espécies disponíveis na Web para reutilização em experimentos de biodiversidade: Estudo de caso com a espécie Euterpe edulis
PDF

Como Citar

FOOK, K. D.; AMARAL, S.; MONTEIRO, A. M. V.; CÂMARA, G.; XIMENES, A. de C.; ARASATO, L. S. Making species distribution models available on the Web for reuse in biodiversity experiments: Euterpe edulis species case study / Modelos de distribuição de espécies disponíveis na Web para reutilização em experimentos de biodiversidade: Estudo de caso com a espécie Euterpe edulis. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9516. Acesso em: 6 out. 2022.

Resumo

A conservação da biodiversidade é uma das questões mais urgentes e importantes da atualidade. Pesquisadores da biodiversidade usam modelos de distribuição de espécies para fazer inferências sobre ocorrência e localização de espécies. Estes modelos são fundamentais para a preservação da fauna e flora mundiais, bem como nos processos de tomada de decisão durante o planejamento e desenvolvimento urbano e regional. Ferramentas para modelagem de distribuição de espécies usam grandes conjuntos de dados de biodiversidade que estão globalmente distribuídos, podendo estar em diferentes plataformas computacionais, o que dificulta seu acesso e manipulação. A comunidade científica precisa de infra-estruturas onde pesquisadores de biodiversidade possam colaborar e dividir conhecimento. Neste contexto apresentamos um ambiente computacional que suporta a colaboração em uma rede de modelagem de distribuição de espécies na Web. Este ambiente baseia-se em um catálogo de experimentos de modelagem e em um conjunto de serviços web geoespaciais, o Web Biodiversity Collaborative Modelling Services - WBCMS.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...