As representações entremeadas no comércio de plantas medicinais em Goiânia/GO: uma reflexão geográfica / Entering the Representations of the Trade in Medicinal Plants Goiânia/Go: a Reflection Geographical
PDF

Como Citar

MACHADO, L. H. B. As representações entremeadas no comércio de plantas medicinais em Goiânia/GO: uma reflexão geográfica / Entering the Representations of the Trade in Medicinal Plants Goiânia/Go: a Reflection Geographical. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9493. Acesso em: 17 ago. 2022.

Resumo

O uso de ervas medicinais é corrente entre as diversas sociedades. Durante determinado tempo esse uso e os saberes diretamente ligados a ele foram desconsiderados e até menosprezados. Entretanto, esse é um costume que permaneceu e resistiu ao tempo e as hegemonias médicas e medicinais, pois a (r)existência dessas pessoas que comercializam plantas medicinais é algo comumente encontrada desde pequenas cidades a metrópoles no Brasil e no mundo. Mais do que uma comum e simples existência, essa nos coloca questões sobre o porquê, como, onde, quais as conexões, o que assegura essa própria existência e/ou resistência. Desvelar a relação que essas pessoas têm com o Cerrado - bioma que abrange grande parte do Brasil central -, entender sua chegada e permanência na metrópole, suas raízes culturais nos leva a buscar como o Cerrado é percebido e representado por essas pessoas. Assim, propomos uma breve discussão sobre o estudo das representações no estudo de plantas medicinais em Goiânia. Esses significados e relações estabelecidos demonstram que é possível compreender esse universo e seus conhecimentos quem atualmente invadem os universos urbano, acadêmico, científico e político. Para fazer essa análise buscamos uma abordagem cultural da Geografia procurando compreender a relação dos raizeiros de Goiânia com a Natureza Cerrado. Identificando os raizeiros, seus conhecimentos, seus olhares e representações do Cerrado.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...