GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DA CULTURA DO CAFÉ EM ESCALA MUNICIPAL / Geotechnologies in Coffee crop mapping at municipality scale
PDF

Como Citar

MOREIRA, M. A.; BARROS, M. A.; RUDORFF, B. F. T. GEOTECNOLOGIAS NO MAPEAMENTO DA CULTURA DO CAFÉ EM ESCALA MUNICIPAL / Geotechnologies in Coffee crop mapping at municipality scale. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 20, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9481. Acesso em: 15 ago. 2022.

Resumo

A cafeicultura, atividade de grande importância econômica e social para o país, é um segmento do agronegócio que não dispõe de informações atualizadas sobre o seu agroecossistema e perfil produtivo. O presente trabalho vem corroborar no sentido de desenvolver e/ou adequar metodologias fundamentadas em geotecnologias que possam contribuir significativamente para a delimitação e caracterização da cafeicultura em Minas Gerais. Como área de estudo piloto foram selecionados os municípios de Aguanil, Boa Esperança, Campo Belo e Cristais. No desenvolvimento do trabalho foram utilizadas imagens do sensor CCD a bordo do satélite CBERS, imagens do sensor TM a bordo do LANDSAT-5. As imagens foram classificadas de forma supervisionada com o classificador Maxver e posteriormente realizada a interpretação visual para a correção dos erros de omissão e inclusão. Os resultados mostraram que foi possível identificar e mapear as áreas cultivadas com café por meio de imagens de satélites de sensoriamento remoto.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...