UMA VISÃO GEOGRÁFICA EM "O FIEL E A PEDRA" DE OSMAN LINS
PDF

Como Citar

OLANDA, D. A. M.; ALMEIDA, M. G. de. UMA VISÃO GEOGRÁFICA EM "O FIEL E A PEDRA" DE OSMAN LINS. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 19, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9345. Acesso em: 18 maio. 2022.

Resumo

Este artigo propõe um exercício de aproximação entre a Geografia e a Literatura. O objetivo é desvelar a Literatura como fonte de conhecimentos geográficos a partir da interpretação das paisagens culturais reveladas no espaço romanesco de O Fiel e a Pedra. As categorias Paisagem Cultural e Representação fundamentam-se na Geografia Cultural. Neste artigo, a Literatura é vista como uma representação da realidade e a paisagem Cultural como signo das interações do homem com o meio. Representação é um modo de compreensão e comunicação do que já sabemos. Nesse sentido, o romance em quadro é a representação e a experiência do "ser" pernambucano materializado na linguagem literária. O procedimento metodológico utilizado foi a leitura e a interpretação das representações the cultural landscape manifestas no texto.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...