CARACTERIZAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO (RJ) CONSIDERANDO A SÉRIE HISTÓRICA DE 1968 A 2002
PDF

Como Citar

SALGADO, C. M.; SILVA, T. da C.; SOUZA, G. C. A. de; FREITAS, H. C. de. CARACTERIZAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO (RJ) CONSIDERANDO A SÉRIE HISTÓRICA DE 1968 A 2002. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 19, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9244. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

A falta de planejamento urbano e as características ambientais de São Gonçalo (RJ) tornam o município vulnerável à ocorrência de enchentes. Para contribuir com ações que minimizem esse problema, este trabalho objetiva caracterizar a precipitação numa perspectiva espaço-temporal, utilizando dados de chuvas de postos pluviométricos situados no entorno de São Gonçalo. A análise da pluviosidade anual ao longo da série histórica (1968-2002) identificou três períodos distintos em que houve variação da pluviosidade: 1968-1980, 1981-1996 e 1997-2002. Constatou-se a variação espacial da precipitação por meio das variáveis de pluviosidade anual e de freqüência de classes de chuva. Considerando a proximidade dos postos pluviométricos analisados em relação às bacias hidrográficas que convergem para São Gonçalo ou que se situam em seu território, verifica-se um considerável aporte de água que concorre para a formação de enchentes neste município.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...