Novas considerações sobre geossistemas e organizações espaciais em Geografia
PDF

Palavras-chave

Teoria Geral dos Sistemas
Geossistemas
Sistemas Antrópicos
Organizações Espaciais.

Como Citar

DIAS, R. L.; PEREZ FILHO, A. Novas considerações sobre geossistemas e organizações espaciais em Geografia. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 409–421, 2018. DOI: 10.14393/SN-v29n3-2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/41014. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

A abordagem sistêmica trouxe a Geografia uma nova maneira de entender formas (elementos) e processos (relações), permitindo maior integração entre os subsistemas que a compõem: sociedade e natureza. O objetivo deste trabalho é propor novas considerações na conceituação de organizações espaciais, a partir das visões de geossistemas de Sotchava (1971), Bertrand (1972), Beroutchachivili e Bertrand (1978), bem como as considerações sobre sistemas antrópicos de Rodriguez (1997) e Perez Filho (2007). Os procedimentos adotados para alcançar este objetivo foram baseados na interpretação da literatura específica sobre as principais temáticas deste estudo: abordagem sistêmica, geossistema, sistema antrópico e organização espacial, tendo sua aplicação em um estudo de caso numa bacia hidrográfica. Conclui-se que tais organizações espaciais, objeto de estudo da Geografia, resultam das relações dos sistemas físico-naturais e antrópicos ou socioeconômicos em nível hierárquico superior.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n3-2017-4
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...