Análise das paisagens do litoral sul do estado de São Paulo / Analysis of landscapes of the South Coast in São Paulo State (Brazil)
PDF

Palavras-chave

Paisagem
Geossistema
Uso e Ocupação da Terra
Geomorfologia

Como Citar

DIAS, R. L.; OLIVEIRA, R. C. de. Análise das paisagens do litoral sul do estado de São Paulo / Analysis of landscapes of the South Coast in São Paulo State (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13959. Acesso em: 23 maio. 2022.

Resumo

O Litoral Sul do Estado de São Paulo estrutura-se sob dois grandes domínios morfoestruturais: Cinturão Orogênico do Atlântico e Bacias Sedimentares Cenozóicas. Nesta área são encontradas morfologias diversas, que se apresentam na forma de escarpas com caimentos topográficos abruptos, vales entalhados em uma importante rede fluvial, topos aguçados a convexos sob domínio da Mata Atlântica, e extensa planície com presença de depósitos inconsolidados e importantes sistemas ambientais, como os manguezais. A paisagem em que se organiza a área de estudo revela sistemas com fragilidades complexas e que sofrem há séculos pressões de uso, resultando em cenários catastróficos, seja pela ocorrência de processos vinculados a movimentos de massa ou inundações, com perdas materiais e humanas. O objetivo deste trabalho foi a delimitação de geossistemas, como unidades naturais, a partir da análise das paisagens, tendo em vista o uso e ocupação das terras.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...