A economia politica da saúde no território brasileiro e seu complexo industrial: uma análise a partir do conceito de circuito espacial produtivo
PDF

Palavras-chave

Economia política da saúde
Economia política da urbanização
Circuitos espaciais produtivos
Complexo industrial da saúde
Complexo hospitalar

Como Citar

ANTAS JR, Ricardo Mendes. A economia politica da saúde no território brasileiro e seu complexo industrial: uma análise a partir do conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 243–256, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n2-2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38455. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

A economia política da saúde no território brasileiro está fundada, principalmente, na garantia constitucional de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. Integralmente, no entanto, este direito passou a valer somente a partir da Constituição de 1988. No momento da proclamação da Constituição, o país já contava com 145 milhões de brasileiros e a nova lei constitucional fez crescer ainda mais as demandas por produtos industriais voltados às atenções médico-hospitalares. A saúde enquanto um bem de direito conduziu a passagem de um setor industrial nacional para o estabelecimento do atual complexo industrial da saúde, transnacionalizado, que monopoliza grande parte do fornecimento dos insumos necessários ao sistema de saúde nacional organizado e regulado pelo Sistema Único de Saúde. Nesse processo assistiu-se a entrada de empresas transnacionais do setor produtivo da saúde e o intenso crescimento de fluxos de mercadorias acabadas e de insumos industriais semimanufaturados evidenciando a consolidação de novas características na divisão territorial do trabalho. Analisamos, aqui, o complexo industrial da saúde no território brasileiro embasado no conceito de circuito espacial produtivo, conforme proposto por Santos (1988).

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##