Análise multicritério aplicada à seleção de áreas para implantação de aterros sanitários na Bacia do Ribeirão do Meio (Leme, SP), emescala 1:50.000
PDF

Palavras-chave

Bacia hidrográfica
Aterro sanitário
Análise multicritério.
Cartografia temática

Como Citar

COSTA, C. W.; LORANDI, R.; LOLLO, J. A.; SERIKAWA, V. S.; FERREIRA, T. S.; STANGANINI, F. N.; GONÇALVES NETO, P. S. Análise multicritério aplicada à seleção de áreas para implantação de aterros sanitários na Bacia do Ribeirão do Meio (Leme, SP), emescala 1:50.000. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 205–227, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38250. Acesso em: 24 maio. 2022.

Resumo

Apesar do consenso de que a disposição em aterros sanitários constitui-se no modelo mais prático de destinação final de resíduos sólidos urbanos, a realidade brasileira mostra que a maioria dos municípios ainda não dispõe desse tipo de empreendimento. Considerando tal realidade, a baixa heterogeneidade dos processos dinâmicos do ambiente e sua localização no município, a bacia hidrográfica do ribeirão do Meio, com 246,81km2 de área, foi selecionada como área de estudo para elaboração de uma carta de aptidão para implantação de aterros sanitários na escala 1:50.000. Para a produção do cartograma temático, foi utilizado o software ArcGIS® e uma metodologia de análise multicritério englobando a análise das cartas do substrato rochoso, dos materiais inconsolidados, das formas de relevo, das classes de declividades e restrições legais. Como resultado, obteve-se uma classificação das classes de aptidão (favorável, moderada, severa e restritiva) para implantação desse empreendimento no território escolhido. Na área estudada, constatou-se a predominância das classes de aptidão restritiva (35,1% da área) e favorável (26,5%). Consideradas as restrições legais e relativas à infraestrutura, resultam poucas áreas favoráveis para implantação de aterros sanitários. Mesmo assim, a análise multicritério, desenvolvida com a participação de uma equipe multidisciplinar e implementada com ferramentas de cartografia digital propiciou a seleção dos locais mais adequados mesmo considerando a diversidade de fatores envolvidos.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-9
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...