Atributos físicos e carbono orgânico em solo sob cerrado convertido para pastagem e sistema misto / Physical attributes and organic carbon in soil under brazilian Savannah converted to pasture and mixed system
PDF

Palavras-chave

Densidade
matéria orgânica
sistemas agropecuários
Cerrado

Como Citar

RESENDE, T. M.; ROSOLEN, V.; BERNOUX, M.; BRITO, J. L. S.; BORGES, E. N.; ALMEIDA, F. P. Atributos físicos e carbono orgânico em solo sob cerrado convertido para pastagem e sistema misto / Physical attributes and organic carbon in soil under brazilian Savannah converted to pasture and mixed system. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/28655. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

A pastagem é uma importante atividade econômica no Cerrado. A partir das décadas de 1970 e 1980, programas para melhoria das pastagens introduziu gramíneas principalmente do gênero Brachiaria. Quando manejada adequadamente, a pastagem é reconhecida como eficiente em sequestrar carbono e contribuir com a mitigação das concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera, condição que será atingida em função do tempo de uso e das propriedades de cada tipo de solo. A microrregião de Uberlândia no Triângulo Mineiro (MG) é tradicionalmente ligada à pastagem. No entanto, as condições geológicas, naturais do solo e do clima são fatores que podem acelerar a degradação dos solos quando a pastagem não é manejada adequadamente. O objetivo deste artigo foi comparar as mudanças das propriedades do solo e a incorporação de C em áreas recobertas com [1] Cerrado arbóreo natural, [2] sistema misto convertido inicialmente ao uso agrícola e os últimos 15 anos de pastagem, e [3] pastagem cultivada há 30 anos. Os resultados mostram a influência de uso sobre a dinâmica da matéria orgânica, e avalia o potencial de degradação dos solos mediante a atividade, o manejo e o tempo de uso do solo.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...