Territorialidade e sociobiodiversidade na configuração do espaço produtivo da Comunidade Olho d'Água dos Negros no município de Esperantina-PI / Territoriality and sociobiodiversity in the productive area configuration of Olho d'água dos Negros ...
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Comunidade Quilombola. Territorialidade. Sociobiodiversidade. Uso da terra. Buriti.

How to Cite

MOURA FÉ, E. G.; ALCOBAÇA GOMES, J. M. Territorialidade e sociobiodiversidade na configuração do espaço produtivo da Comunidade Olho d’Água dos Negros no município de Esperantina-PI / Territoriality and sociobiodiversity in the productive area configuration of Olho d’água dos Negros ... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/26385. Acesso em: 30 nov. 2022.

Abstract

O artigo apresenta reflexões que subsidiam a compreensão da relação entre os saberes locais e o manejo e uso de recursos naturais na organização do espaço produtivo da comunidade quilombola Olho d'Ãgua dos Negros, situada no município de Esperantina, no Piauí. Buscou-se analisar a atual organização espacial, reunindo elementos socioeconômicos e simbólico-culturais, e a relação entre a sociobiodiversidade no extrativismo vegetal, com ênfase no buriti, na conservação ambiental e na valorização dos saberes locais. De caráter etnográfico e qualitativo, utilizou-se de mapeamento participativo para compreender os padrões de uso da terra. O processo de conquista da terra, aliado aos movimentos sociais, fortaleceu a identidade étnica e a mobilização política em busca de políticas públicas em prol de conquistas sociais na comunidade. Verificou-se que o espaço produtivo é limitado à produção de gêneros destinados ao autoconsumo, com reduzida atividade agrícola e subutilização de produtos oriundos do extrativismo de espécies vegetais. Os cercados, espaços de uso misto nos quintais das residências, é o tipo de uso que mais se expande na comunidade, na qual o buritizal cumpre a função ecológica de proteger o olho d'água e as veredas. Entretanto, no extrativismo, este fruto é subutilizado, sendo aproveitado apenas in natura.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...