A colônia agrícola nacional de Goiás e a redefinição nos usos do território / The National Agricultural Colony of Goiás and the redefinition in the uses of territory
PDF

Palavras-chave

Povoamento. Colônias Agrícolas. Produção do território. Meio técnico.

Como Citar

FREITAS, W. A. de; MELLO, M. de. A colônia agrícola nacional de Goiás e a redefinição nos usos do território / The National Agricultural Colony of Goiás and the redefinition in the uses of territory. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24883. Acesso em: 19 maio. 2022.

Resumo

O discurso da Marcha para o Oeste produzido pelo Estado Novo foi materializado com ações efetivas. O povoamento, a ocupação do interior do país e a criação de uma infraestrutura mínima foram necessários e fundamentais para a penetração do capital e produção do território. Nesta perspectiva pretende-se compreender o processo de criação das Colônias Agrícolas Nacionais, suas dinâmicas regionais, os avanços técnicos e os resultados produzidos pelas mesmas. O destaque principal será direcionado à Colônia Agrícola Nacional de Goiás, tendo em vista a concepção do processo de ocupação e produção do território goiano, pautado em questões naturais da região "O Mato Grosso de Goiás" e da inserção dos sistemas de engenharia (infraestrutura) que possibilitaram diferentes usos cuja materialidade se processa na forma e no conteúdo do espaço produzido a partir do meio técnico. O presente trabalho será estruturado a partir da análise de decretos e referenciais teóricos pertinentes ao tema, percorrendo um caminho teórico metodológico para responder aos pontos elencados.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...