Potencial Geoparque de Uberaba (MG): geodiversidade e geoconservação / Geopark potential of Uberaba (MG): geodiversity and geoconservation
PDF

Palavras-chave

Caracterização ambiental. Geoturismo. Diagnóstico ambiental. Responsabilidade ambiental.

Como Citar

GODOY, L. H.; SARDINHA, D. de S.; BERTINI, R. J.; DA CONCEIÇÃO, F. T.; ROVERI, C. D.; MOREIRA, C. A. Potencial Geoparque de Uberaba (MG): geodiversidade e geoconservação / Geopark potential of Uberaba (MG): geodiversity and geoconservation. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17831. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

O Município de Uberaba apresenta grande potencialidade geoturística em relação aos seus patrimônios geológicos. As rochas ígneas da Formação Serra Geral são encontradas em 12 atrativos geoturísticos, com destaque para as cachoeiras de Ponte Alta (40 metros de altura) e Peirópolis III (7 metros de altura). As rochas sedimentares da Formação Uberaba foram descritas em 11 atrativos geoturísticos, destacando-se Cachoeira e Gruta do Giovane (12 metros de altura). Nas rochas sedimentares da Formação Marília destaca-se o afloramento da Caieira (gruta de três metros com estalactites e estalagmites) e a Cachoeira do Vale Encantado (8 metros de altura), entre outros 8 atrativos. Após o levantamento da geodiversidade foi realizado um diagnóstico ambiental nos atrativos geoturísticos, sendo utilizado o Método Visitor Impact Management. Os resultados indicam que somente a Cachoeira do Vale Encantado apresenta impacto moderado, o menor quando comparado aos 22 atrativos com impacto alto ou preocupante, e 7 atrativos com impacto muito alto. Além de definir as estratégias de manejo e monitoramento dos indicadores de impacto ambiental, o presente trabalho serve de base para que as atividades do potencial Geoparque de Uberaba (MG) sejam realizadas com responsabilidade ambiental e/ou geoconservação.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...