Relação entre atributos do terreno, material de origem e solos em uma área no noroeste do estado do Rio de Janeiro / Relationship between terrain attributes, parent material and soils in an area in the Northwest of Rio de Janeiro State (Brazil)
PDF (Português (Brasil))

Keywords

relação solo-paisagem
mapeamento digital de solos
pedometria

How to Cite

CHAGAS, C. da S.; FERNANDES FILHO, E. I.; BHERING, S. B. Relação entre atributos do terreno, material de origem e solos em uma área no noroeste do estado do Rio de Janeiro / Relationship between terrain attributes, parent material and soils in an area in the Northwest of Rio de Janeiro State (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17620. Acesso em: 21 may. 2024.

Abstract

O presente estudo teve como objetivo identificar as relações existentes entre atributos do terreno, material de origem e os solos em uma área no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Os atributos do terreno: elevação, declividade, aspecto, plano de curvatura, radiação solar e índice CTI, e as litologias dominantes na área tiveram influência direta na distribuição dos solos da área, com os solos derivados de migmatitos apresentando mudança textural abrupta, diferentemente dos solos originados dos granulitos. A elevação e a declividade ajudaram a explicar a distribuição dos Neossolos Litólicos e Cambissolos na área, enquanto a declividade e o índice CTI explicam a ocorrência dos Argissolos Amarelos, Vermelho-Amarelos e dos Gleissolos em relevo suavizado. Diferenças na profundidade são condicionadas pela curvatura do terreno, com áreas côncavas apresentando solos menos profundos (saprolíticos) do que nas áreas convexas. Os Argissolos derivados dos granulitos, que ocorrem em relevo forte ondulado ou montanhoso, em encostas voltadas para norte, com maior incidência de radiação solar, apresentam coloração vermelha e são eutróficos, enquanto os Argissolos das encostas voltadas para sul (< radiação solar) são vermelho-amarelados, distróficos e com horizonte B latossólico em profundidade.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...