Breve revisão sobre a evolução histórica da atividade salineira no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) / Brief characterization about the historical evolution of the salt production activities in Rio Grande do Norte State's (Brazil)
PDF

Palavras-chave

Histórico. Extração mineral. Salinas. Rio Grande do Norte.

Como Citar

COSTA, D. F. da S.; ADAILSON DA SILVA, A.; MEDEIROS, D. H. M.; LUCENA FILHO, M. A.; DE MEDEIROS ROCHA, R.; LILLEBØ, A. I.; SOARES, A. M. Breve revisão sobre a evolução histórica da atividade salineira no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) / Brief characterization about the historical evolution of the salt production activities in Rio Grande do Norte State’s (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13884. Acesso em: 18 ago. 2022.

Resumo

A presente pesquisa se trata de uma tentativa de elencar alguns dos principais eventos históricos que marcaram a evolução da atividade salineira a partir da colonização da América portuguesa, com enfoque direcionado ao espaço que hoje corresponde ao Estado do Rio Grande do Norte. Essa atividade teve início com a descoberta e exploração das reservas naturais e a posterior produção de sal marinho nas salinas artesanais. Ao longo do tempo, a atividade salineira passou a impulsionar o desenvolvimento de outras atividades a ela relacionadas, configurando-se como uma das principais atividades econômicas desenvolvidas nas margens das desembocaduras dos principais rios da Capitania do Rio Grande (do Norte). Com o aumento da demanda nacional (séc. XVIII), várias salinas de pequeno porte passaram a ser construídas ao longo do litoral nordeste do Brasil. Todavia, o advento, no Brasil, da política desenvolvimentista baseada na industrialização (segunda metade do século XX) refletiu profundamente nesta atividade, com a implementação de uma indústria salineira de grande porte, com processos de produção e de engenharia baseados no modelo dos Estados Unidos, com a modernização e dinamização de setores industriais para atender às elevadas demandas da indústria química em expansão no país.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...