Proposta e validação de indicadores hidroambientais para bacias hidrográficas: estudo de caso na sub-bacia do alto curso do Rio Paraíba, PB / Proposal and Validation of Indicators for Hydro-environmental Watershed: A Case Study in the Sub-Basin of the ..
PDF

Palavras-chave

Indicadores hidroambientais. Sustentabilidade hídrica. Bacia hidrográfica.

Como Citar

CARVALHO, J. R. M. de; CURI, W. F.; ARAÚJO CARVALHO, E. K. M. de; CURI, R. C. Proposta e validação de indicadores hidroambientais para bacias hidrográficas: estudo de caso na sub-bacia do alto curso do Rio Paraíba, PB / Proposal and Validation of Indicators for Hydro-environmental Watershed: A Case Study in the Sub-Basin of the .. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/12517. Acesso em: 26 maio. 2022.

Resumo

Dentre as formas de subsidiar uma gestão dos recursos hídricos, capaz de contribuir para a busca do desenvolvimento sustentável, têm-se as ferramentas adequadas de medir o desempenho dos sistemas hídricos e ambientais. Nesse contexto, e em meio a uma diversidade de sistemas de indicadores de sustentabilidade hidroambientais existentes, foi elaborada essa proposta, composta por 51 indicadores, com o objetivo de verifi car o nível de sustentabilidade hidroambiental dos municípios localizados na sub-bacia hidrográfi ca do Alto Curso do Rio Paraíba, PB. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa exploratória e documental, na qual fez o uso da estatística descritiva. Os resultados obtidos apontam que os municípios com melhores desempenhos hidroambiental foram: Boqueirão, Monteiro, Sumé, Ouro Velho e Serra Branca. No outro ponto os municípios com piores desempenhos foram: Prata, Coxixola, Congo, São João do Cariri, Camalaú, São Domingos do Cariri, Zabelê, Cabaceiras, Barra de São Miguel, São Sebastião do Umbuzeiro, Amparo e São João do Tigre. Esses resultados demonstram a necessidade de defi nir programas de gestão hídrica capazes de reverter esse cenário de instabilidade, através de ações mais responsáveis por parte das entidades reguladoras da gestão de águas e demais entidades de classe no estado paraibano e em especial na sub-bacia estudada
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...