Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo / Geographical Space, production and movement: A reflection about the concept of productive spatial circuit
PDF

Palavras-chave

Circuito espacial produtivo
circulação
fronteira agrícola
território brasileiro.

Como Citar

CASTILLO, R. A.; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo / Geographical Space, production and movement: A reflection about the concept of productive spatial circuit. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 3, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11336. Acesso em: 29 maio. 2022.

Resumo

O propósito deste artigo é demonstrar a importância e a operacionalidade dos conceitos de circuito espacial produtivo e círculos de cooperação no espaço, num momento histórico em que as esferas da produção e da troca tornam-se geograficamente mais dispersas, fazendo da circulação uma prioridade e um campo de atuação estratégica de Estados e empresas. Procura-se alcançar esse objetivo em três passos: 1) elaboração de uma discussão teórica com base nos autores que propuseram e procuraram desenvolver os conceitos; 2) proposição de uma distinção entre circuito espacial produtivo e cadeia produtiva; 3) uma breve análise da produção agrícola moderna em áreas de fronteira agrícola no território brasileiro à luz dessa teoria.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...