Matteo Bergamini é um jornalista especializado em Arte Contemporânea desde 2009. Tem colaborado, entre outras publicações, com DDN Design Diffusion News, Domus, La Repubblica, Esquire. Foi diretor responsável da revista exibart.com de 2017 a 2022. Atualmente, faz parte da equipe editorial da revista italiana ArtsLife e também contribui para as revistas Art-Frame (IT), Umbigo Magazine (PT) e DASartes (BR).
Foi um dos organizadores das primeiras duas edições da BienNoLo, a Bienal das Periferias de Milão (2019 e 2021); tem curado, entre outras, as exposições individuais dos artistas Luca Gilli, Marcella Vanzo, Aldo Runfola, Dario Ghibaudo. Em 2023, foi escritor convidado na residência internacional do Instituto Sacatar (Itaparica, BA - Brasil) e co-curador da 6ª Bienal do Sertão (CCBNB, Juazeiro do Norte, CE – Brasil). Em agosto de 2024 participou da Residência do Mirante Xique-Xique, Igatu (BA – Brasil).
Desde 2017, participou, como professor convidado, dos cursos de Artes Visuais nas Faculdades de Belas Artes - Accademia di Brera e NABA – Nuova Accademia di Belle Arti, ambos em Milão.
Entre os livros, artigos publicados destacam-se: o ensaio L'involuzione del pensiero libero (2021) e Francesca Alinovi (2019), uma antologia dedicada aos escritos da crítica italiana, organizada com Veronica Santi, ambos publicados pela editora Postmedia Books. Por Sartoria Editoriale, em 2020, foi lançado Prisa Mata. Diario Marocchino. Há pouco começou o projeto editorial Tropical Studio, coluna inédita que, pelas páginas de Art-Frame, leva à Itália um pouco da Arte Brasileira, através das práticas de jovens artistas envolvidos na relação entre Artes Visuais e Paisagem, quer geográfica quer social.