Grafias do Tempo: criações para aferição e denúncia para além dos muros de uma mineradora
Imagem da capa baseada em trabalho de Nivalda Assunção, "Matéria Exposta: Fruta Musa", ensaio visual (2025) publicado neste dossiê.
PDF

Palavras-chave

Portfolio artístico
impactos ambientais
mineração
território

Como Citar

Grafias do Tempo: criações para aferição e denúncia para além dos muros de uma mineradora. (2025). Revista Estado Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.14393/EdA-v6-n1-2025-76120
Share |

Resumo

Este ensaio visual tem como base o projeto Grafias do Tempo, iniciado em 2021. Desenvolve-se a partir da experiência da artista Vânia Barbosa no entorno da mina Capão Xavier, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, MG. A pesquisa artística — em andamento — abrange diversas linguagens, como desenho, instalação, fotografia, vídeo e performance, resultando em exposições individuais e coletivas. Com uma abordagem crítica, sensível e territorializada, o projeto propõe reflexões sobre os impactos da mineração. O percurso criativo e seus desdobramentos dialogam com referências teóricas e curatoriais, reforçando a urgência e a relevância da proposta abordada.

PDF

Referências

ANDRADE, C. D. de. Poesia e prosa 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. Resíduo. 26p

ARÀOZ, Horácio Machado. Mineração, genealogia do desastre: o extrativismo na América como origem da modernidade. Tradução de João Peres. - São Paulo: Elefante, 2020

LINDQVIST, Sven. Exterminem todos os malditos: uma viagem ao coração das trevas e à origem do genocídio europeu. Tradução de Guilherme da Silva Braga. São Paulo: Fósforo, 2023.