Resumo
O presente ensaio visual propõe um recorte no conjunto de obras expostas nas mostras ANIMALIS IMAGINIBVS, apresentada na 14ª Bienal de Curitiba, Paraná/PR (2019/20), e ANIMALIS IMAGINIBVS – Conexões e Fabulações, Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre/RS (2022/23), ambas com curadoria do crítico de arte Adolfo Montejo Navas. A partir do desenho, gravura experimental e uma série de objetos, o projeto recorre à coleta de animais encontrados sem vida ao redor do Moinho da Capivara, estúdio rural do artista localizado a cerca de 70 km ao norte de Porto Alegre, sendo tensionado por nomenclaturas contextualizadas no campo simulado da ciência e articuladas pelo léxico nomeado Dactilus Dialectus, linguagem do pseudocientista Emanoel Leichter, heterônimo do autor, que concebe percepções como quase-poemas-utópicos ou quase-enigmas-líricos a sugerir espelhamentos e ambivalências de sentidos para a existência, metamorfose, transitoriedade, e aponta questionamentos à autoridade instituída pelo paradigma da taxonomia científica.
Referências
ESPÍNDOLA, M. Bomfim. Animalis Imaginibvs: biogravuras, contracampus e codicis de Emanoel Leichter. Dissertação – Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: www.lume.ufrgs.br/handle/10183/267754. Acesso em: 25/06/2025.
NAVAS, A. Montejo. Desideratum / Desejante. Texto para a exposição ANIMALIS IMAGINIBVS, no Museu Paranaense. 2019. Disponível em: https://www.mauroespindola.com.br/_files/ugd/f67d10_47362b3d73cb48d18f956804119b3cf6.pdf. Acesso em 24/06/2025.
NAVAS, A. Montejo. Religatio (Seis mensagens ao redor de ANIMALIS IMAGINIBVS) observações reflexivas a partir de uma convivência. Texto para a Palestra no Museu Paranaense, 14ª Bienal de Curitiba. 2020. Disponível em: https://www.mauroespindola.com.br/_files/ugd/f67d10_d73c9fe7e61c42c79941032f49e2427b.pdf. Acesso em 24/06/2025.

