Da Bienal de São Paulo ao museu
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Palavras-chave

Fel´ícia Leirner
escultura
reconhecimento
consagração
Bienal de São Paulo

Como Citar

Souza, F. O. N. de. (2023). Da Bienal de São Paulo ao museu: reconhecimento, consagração e relações familiares na trajetória da escultora Felícia Leirner. Revista Estado Da Arte, 4(1), 019–031. https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n1-2023-65566
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Resumo

Este artigo pretende analisar a trajetória profissional da escultora imigrante Felícia Leirner (1904-1996) no sistema artístico brasileiro ao longo do século XX no Brasil, com ênfase na segunda metade. Em um primeiro momento, busca-se mapear a construção de sua atuação profissional como artista, desde seu aprendizado nas técnicas da escultura, passando pela participação e premiação nas Bienais de São Paulo até chegar à criação do Museu Felícia Leirner. A seguir, o texto analisa tal trajetória a partir das relações familiares da artista e de que forma os membros da família Leirner contribuíram para reconhecimento e consagração mútuos no sistema das artes brasileiro. Ao final, compreende-se que como as diferentes posições de atuação nas diversas esferas institucionais do meio artístico exercidas por um pequeno grupo relacionado impactam diretamente na construção do sucesso de suas trajetórias.

https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n1-2023-65566
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