O Atlas Escolar Portuguez de 1897 de Ricardo Lüddecke: Análise e Influência Alemã

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Cristiana Martinha
https://orcid.org/0000-0001-8415-4127

Resumo

A História do Ensino da Geografia em Portugal ainda está incipientemente desenvolvida. O século XIX caracterizou-se por ser um século especialmente relevante para a cartografia escolar. Portugal tentou acompanhar esse desenvolvimento que se desenhava em vários países. É nesse contexto que a Direção Geral de Instrução Pública de Portugal encomenda à editora alemã Justus Perthes a elaboração do Atlas Escolar Portuguez (1897) de Richard Lüddecke, que teve duas edições. Deste modo, sendo um documento relevante para o conhecimento da história dos atlas escolares em Portugal, procedeu-se à sua análise bem como à sua comparação com o Deutscher Schulatlas (1895) do mesmo autor. Enquadramos esta análise com referências ao ensino da geografia e cartografia no século XIX em Portugal, bem como enquadramos esta produção do Atlas Escolar Portuguez no contexto internacional de produção de atlas escolares no século XIX. Desta análise destacamos que o atlas português de Lüddecke é muito semelhante à versão original alemã, embora procure introduzir algumas cartas específicas da realidade portuguesa, bem como procura colocar a Península Ibérica como território de comparação em vários mapas, o que na versão alemã também ocorre com o território alemão. Do ponto de vista internacional, este desenvolvimento de atlas escolares no século XIX está profundamente relacionado como o desenvolvimento dos estados-nação e com o colonialismo. A análise do Atlas Escolar Portuguez de Lüddecke é, assim, relevante para a história do ensino da geografia em Portugal e da cartografia escolar no contexto internacional.

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Como Citar
MARTINHA, C. O Atlas Escolar Portuguez de 1897 de Ricardo Lüddecke: Análise e Influência Alemã. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 76, 2024. DOI: 10.14393/rbcv76n0a-69476. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/69476. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Cartografia e SIG

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