CLASSIFICAÇÃO NÃO-SUPERVISIONADA DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS AUTO-ORGANIZÁVEIS E MÉTODOS DE AGRUPAMENTOS HIERÁRQUICOS
Main Article Content
Abstract
Este trabalho apresenta uma nova metodologia para a classificação não-supervisionada de imagens de sensoriamento remoto. Diferentemente dos métodos convencionais de classificação não-supervisionada, como o K-médias e o ISODATA, os quais se baseiam somente em técnicas de agrupamentos particionais, a metodologia proposta realiza a classificação automática de imagens através de uma abordagem inovadora empregando o Mapa Auto-organizável de Kohonen (SOM - Self-Organizing Map) em conjunto com um método de agrupamento hierárquico aglomerativo. O ponto chave do método proposto é executar o processo de análise de agrupamentos através de um conjunto de protótipos do SOM ao invés de trabalhar diretamente com os padrões originais da imagem. Essa estratégia reduz significativamente a complexidade da análise dos dados tornando possível a utilização de técnicas normalmente consideradas inviáveis para o processamento de imagens de sensoriamento remoto, como métodos de agrupamentos hierárquicos e índices de validação de agrupamentos. Através do SOM, o método proposto mapeia os padrões originais da imagem para uma grade de neurônios bidimensional procurando preservar a distribuição de probabilidade e a topologia dos mesmos. Posteriormente, um método de agrupamento hierárquico aglomerativo com restrições de conectividade é aplicado sobre a grade de neurônios já treinada, gerando um dendrograma simplificado para os dados da imagem. Cada nível do dendrograma apresenta uma configuração diferente de agrupamentos de neurônios (ou protótipos) do SOM que pode ser utilizada para representar as classes sobre as quais a imagem original será classificada. Aplicando versões modificadas de índices de validação de agrupamentos o método determina automaticamente o número ideal de agrupamentos da imagem não exigindo que o usuário defina previamente a quantidade de classes para realizar o processo de classificação. Os resultados experimentais mostram um exemplo de aplicação da metodologia proposta sobre uma imagem teste e compara o seu desempenho com o do algoritmo K-médias.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").