GEOVISUALIZAÇÃO: EXERCÍCIOS PRÁTICOS EM SALA DE AULA
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Abstract
Geovisualização é um conceito relativamente novo, embora a primeira vez que o termo Visualização foi utilizado na literatura cartográfica tenha sido na década de 1950. Nos últimos anos, principalmente depois que o Google lançou o Google Maps (em fevereiro de 2005) e o Google Earth (em junho de 2005), há um interesse cada vez maior em empregar tais plataformas para a identificação, localização, orientação, navegação e mensuração, tanto sobre representações 2D quanto 3D. Os educadores necessitam de constante aprimoramento conceitual e metodológico para melhor utilizar os recursos tecnológicos que favoreçam a Educação Cartográfica e o empoderamento dos mapeadores voluntários. Este artigo inicialmente revisita alguns conceitos e definições, com base principalmente na literatura internacional dos últimos 60 anos (desde 1953 até 2013). Em seguida apresenta uma aplicação já realizada pela autora e que pode ser conduzida em sala de aula por outros educadores, com o uso do Google Earth e Google Maps Street View, a fim de explorar, analisar, confirmar, sintetizar e comunicar a informação geoespacial. Sugere-se que seja feita uma pesquisa de opinião para avaliar a usabilidade (em termos de eficiência e eficácia), a facilidade/dificuldade no manejo dos recursos tecnológicos, o tempo necessário para resolver problemas propostos, as taxas de acerto/erro da realização das tarefas, dentre outros desafios. Neste século 21 a humanidade vivencia uma era em que a "Cartografia Ubíqua" pode representar um elo, um vínculo, um estímulo à integração, à permuta, à colaboração e cooperação.
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