SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE "RASTROS EM ENCOSTAS" NA SUPERFÍCIE DE MARTE
Main Article Content
Abstract
Este trabalho apresenta uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens da superfície de Marte. Rastros em encostas são faixas escuras que se estendem por declives íngremes do planeta vermelho. Estes rastros representam um dos poucos processos geológicos ativos na superfície marciana. Embora exista um número considerável de pesquisadores que os estudam, a identiï¬cação destes ainda é realizada por especialistas de forma manual, através de amostras de pequena dimensão. A disponibilidade de uma metodologia para segmentar e extrair informações signiï¬cativas aumenta naturalmente o conhecimento e a signiï¬cância estatística dos dados estudados, uma vez que uma quantidade muito maior de imagens em diferentes locais pode ser analisada. Desta forma, a proposta deste trabalho consiste em apresentar uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens Context Camera (CTX) da superfície de Marte, visando contribuir dessa forma, para a automação do processo de extração de informações a respeito do fenômeno em questão. A metodologia desenvolvida baseia-se principalmente em operadores morfológicos e ï¬ltro de fator de forma. Através da avaliação do desempenho por métricas baseadas em pixel, constatou-se que a metodologia mostrou-se eï¬ciente com a taxa de acertos de 80% e pode ser utilizada para dar início ao levantamento, em larga escala, de rastros em encosta em Marte.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").