ANÁLISE DE USABILIDADE DA PLATAFORMA FOTOGRAMÉTRICA EDUCACIONAL E-FOTO PARA O ENSINO DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL

Main Article Content

Juliana Tramontina
Camila Cavalheiro Costa
Aruna Noal Correa
Antoninho João Pegoraro

Abstract

Os avanços tecnológicos e cientíï¬cos da fotogrametria digital e o elevado número de dados extraídos por meio desta área de conhecimento, têm impulsionado o desenvolvimento de equipamentos e softwares de processamento. Justiï¬cando-se a necessidade da inclusão de plataformas educacionais para o ensino da fotogrametria digital no ensino técnico, atuando como facilitador do ensino e dando acesso à equipamentos e softwares, muitas vezes restritos pelos seus altos custos. Este artigo teve como objetivo avaliar a usabilidade da Plataforma Fotogramétrica Educacional E-Foto para o ensino da fotogrametria digital no ensino técnico. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online em uma turma de 14 alunos do curso Técnico em Geoprocessamento, a partir do qual realizou-se uma análise qualitativa e quantitativa. Para a análise quantitativa utilizou-se o método SUS - System Usability Scale, que possibilitou avaliar, através de uma métrica, que a Plataforma Fotogramétrica Educacional E-Foto atende as exigências de usabilidade de um software com este propósito. Além disso, veriï¬cou-se que o E-Foto atinge aos objetivos propostos de ensino, possui tutoriais de apoio que auxiliam a este propósito e que, desta forma, pode ser utilizado, como recurso metodológico adicional no ensino da disciplina de Fotogrametria Digital. Sobretudo, a análise qualitativa permitiu identiï¬car oportunidades de melhorias do sistema, as quais contribuirão para sua melhor usabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
TRAMONTINA, J.; COSTA, C. C.; CORREA, A. N.; PEGORARO, A. J. ANÁLISE DE USABILIDADE DA PLATAFORMA FOTOGRAMÉTRICA EDUCACIONAL E-FOTO PARA O ENSINO DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL. Brazilian Journal of Cartography, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44308. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Artigos