SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UTILIZANDO A ESTRUTURA DE DADOS GEOGRÁFICOS VETORIAIS - EDGV
Main Article Content
Abstract
No Brasil, muitas das áreas selecionadas para preservação ambiental incluem em seus limites importantes recursos hídricos. No entanto, mesmo em áreas de preservação integral, a ação antrópica e outros fatores podem afetar e comprometer os recursos hídricos ao longo de suas respectivas bacias. A finalidade deste trabalho é apresentar um Sistema de Informações Geográficas, composto dos elementos necessários ao gerenciamento e preservação dos recursos hídricos em Unidades de Conservação, utilizando a nova Estrutura de Dados Geográficos e Vetoriais (EDGV), homologada, em 2008, pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), com o objetivo de padronizar as estruturas de dados espaciais, facilitando o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informação cartográfica. No sistema proposto comprova-se que a organização sistemática em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) dos recursos hídricos e dos diversos elementos e fatores que sobre eles exercem impacto facilita a análise e a conseqüente gestão dos recursos hídricos nas Unidades de Conservação (UC's). Adicionalmente, as informações sediadas no banco de dados associado ao SIG possibilitarão a integração de diversas entidades públicas e privadas que lidam com temas específicos, permitindo a interoperabilidade e cooperação entre elas, além de ratificar que o uso da geotecnologia é uma opção adequada para o melhor gerenciamento das áreas envolvidas. As técnicas e procedimentos utilizados podem ser aplicadas no gerenciamento de recursos hídricos de outras áreas. Utilizou-se a Reserva Biológica União - Rebio União - localizada no Estado do Rio de Janeiro, como estudo de caso.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").