AVALIAÇÃO DE CLASSIFICADORES BASEADOS EM APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO BIOMA CAATINGA

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Fernandes Simplicio Sousa
Adunias dos Santos Teixeira
Francisco de Assis Tavares Ferreira da Silva
Eunice Maia de Andrade
Arthur Plínio de Souza Braga

Resumo

O manejo adequado dos recursos naturais em ambientes frágeis, como o da Caatinga, requer o conhecimento de suas propriedades e distribuição espacial. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho de dois algoritmos baseados em aprendizado de máquina (Multi Layer Perceptron (MLP) e o Support Vector Machine (SVM)) e do método da Máxima Verossimilhança na classificação do uso e cobertura da terra no bioma Caatinga. Para o experimento, foi utilizada uma imagem do satélite LANDSAT-5/TM contendo a área de estudo localizada no município de Iguatu-CE e definidas as classes de cobertura da terra, a saber: antropização por agricultura (APA), outros tipos de antropização (OTA), água, caatinga herbácea arbustiva (CHA) e caatinga arbórea densa (CAD). O desempenho dos métodos foi analisado através dos coeficientes de Exatidão Global (EG), Exatidão Específica (EE) e Kappa (K) calculados a partir dos dados da matriz de confusão correspondente à verdade terrestre. Os valores do coeficiente de EG foram de: 86,03%, 82,14% e 81,2% e K de: 0,77, 0,76 e 0,75 nos métodos SVM, MLP e Máxima Verossimilhança, respectivamente. Os valores de EE foram superiores a 70% para todos os classificadores testados. Os resultados obtidos demonstram que os métodos SVM e MLP estão aptos à classificação dos padrões propostos, já que apresentaram resultados semelhantes ao método tradicional da Máxima Verossimilhança. Porém, estes classificadores podem consumir mais tempo na etapa de definição dos parâmetros da rede e de processamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA, B. F. S.; TEIXEIRA, A. dos S.; SILVA, F. de A. T. F. da; ANDRADE, E. M. de; BRAGA, A. P. de S. AVALIAÇÃO DE CLASSIFICADORES BASEADOS EM APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO BIOMA CAATINGA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43717. Acesso em: 26 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Beatriz Fernandes Simplicio Sousa, UFC - Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Agrícola

Adunias dos Santos Teixeira, UFC - Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Agrícola

Francisco de Assis Tavares Ferreira da Silva, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Eunice Maia de Andrade, UFC - Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Agrícola

Arthur Plínio de Souza Braga, UFC - Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Elétrica