Parcerias em prol da educação

um relato de experiência de um intercâmbio educacional entre Brasil e Angola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-74855

Palabras clave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, Intercâmbio educacional internacional, Universidades

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma discente acerca do intercâmbio educacional internacional realizado em Angola por meio do programa Associação das Universidades de Língua Portuguesa durante a formação na graduação em Enfermagem. O texto trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. A oportunidade da vivência em Angola favoreceu o suporte para discutir e identificar as diferenças de saúde entre países, de modo a estabelecer um olhar mais reflexivo e crítico referente à atuação da Enfermagem em diferentes contextos. O intercâmbio proporcionou o amadurecimento tanto profissional quanto pessoal, fortalecendo habilidades e desenvolvendo capacidades para enfrentamento de problemas, aperfeiçoando a independência e a personalidade individuais. Além disso, contribuiu para fortalecer parcerias na formação de profissionais da área de Enfermagem entre países do Sul Global. Além disso, esse intercâmbio trouxe benefícios significativos para a discente de Enfermagem, a instituição de origem e a instituição acolhedora. Apesar das dificuldades, essa experiência resultou na criação de novas amizades e na assimilação de novos valores e perspectivas, enriquecendo, assim, a formação da graduanda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francini Castilha do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Fábio de Souza Terra, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil; professor associado da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Andréia Cristina Barbosa Costa, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta na mesma instituição.

Vânia Regina Bressan, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Isabelle Cristinne Pinto Costa, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. 

Citas

BRASIL. Decreto nº 8.624, de 29 de dezembro de 2015. Promulga o Acordo sobre o Novo Banco de Desenvolvimento entre a República Federativa do Brasil, a Federação da Rússia, a República da Índia, a República Popular da China e a República da África do Sul, firmado em Fortaleza, em 15 de julho de 2014. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8624.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%208624&text=Promulga%20o%20Acordo%20sobre%20o,15%20de%20julho%20de%202014. Acesso em: 8 jun. 2024.

BZDAK, M. The collaboration challenge: Global partnerships to achieve global goals. World Health & Population, Toronto, v. 17, n. 3, p. 81-92, 2017. DOI 10.12927/whp.2017.25303. Disponível em: https://www.longwoods.com/content/25303. Acesso em: 8 jun. 2024.

CARVALHO, J. L. et al. Intercâmbio acadêmico internacional: uma oportunidade para a formação do futuro enfermeiro. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 4, n. 10, p. 59-67, 2016. DOI 10.12707/RIV16018. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3882/388247711006.pdf. Acesso em: 27 jun. 2024.

FORIM, A. B.; RIGOLIN, C. C. D. Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação. Avaliação do Ensino Superior, Campinas, v. 27, n. 2, p. 281-304, 2022. DOI 10.1590/S1414-40772022000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ZsKrwS3Gzr8RZXXdYTTGvcF/#. Acesso em: 27 jun. 2024.

GALLOTTI, F. C. M. et al. Intercâmbio internacional e sua perspectiva para enfermeiros e egressos de enfermagem: revisão integrativa. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11771. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11771. Acesso em: 20 jun. 2024.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 16. Paz, justiça e instituições eficazes. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html. Acesso em: 10 jun. 2024.

LEAL, F. G.; STALLIVIERI, L.; MORAES, M. C. B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 1, p. 52-73, 2018. DOI 10.22348/riesup.v4i1.8650638. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650638. Acesso em: 2 jun. 2024.

LUZ, C. B. S.; JUNG, H. S.; MIRANDA, J. A. A. A gestão da mobilidade acadêmica internacional nas instituições de ensino superior católicas brasileiras. GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 187-208, 2021. DOI 10.5007/1983-4535.2021.e76203. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/76203. Acesso em: 2 jun. 2024.

MENSAH, J. Sustainable development: meaning, history, principles, pillars, and implications for human action: a literature review. Cogent Social Sciences, London, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2019. DOI 10.1080/23311886.2019.1653531. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23311886.2019.1653531. Acesso em: 2 jun. 2024.

OWENS, T. L. Higher education in the sustainable development goals framework. European Journal of Education, New Jersey, v. 52, n. 4, p. 414-420, 2017. DOI 10.1111/ejed.12237. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ejed.12237. Acesso em: 2 jun. 2024.

TORRES, P. C. M. Qualidade dos cuidados de Enfermagem em Angola: Região Sul. 2021. Dissertação (Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem) – Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, 2021. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/36921. Acesso em: 14 abr. 2023.

VICENTE, M. T. C. et al. Analysis of quality indexes of the provided health services in public and private services of Angola. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 228-233, 2016. DOI 10.7322/jhgd.119280. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/119280. Acesso em: 10 jun. 2024.

ZANCHETTA, M. S. et al. Internacionalização para o incremento da produção de conhecimento em enfermagem: estudo de reflexão. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 13, n. 15, p. 1-16, 2023. DOI 10.5902/2179769272237. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/72237. Acesso em: 26 jun. 2024.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

NASCIMENTO, F. C. do; TERRA, F. de S.; COSTA, A. C. B.; BRESSAN, V. R.; COSTA, I. C. P. Parcerias em prol da educação: um relato de experiência de um intercâmbio educacional entre Brasil e Angola. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 189–199, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-74855. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/74855. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a