Parcerias em prol da educação
um relato de experiência de um intercâmbio educacional entre Brasil e Angola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-74855Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, Intercâmbio educacional internacional, UniversidadesResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma discente acerca do intercâmbio educacional internacional realizado em Angola por meio do programa Associação das Universidades de Língua Portuguesa durante a formação na graduação em Enfermagem. O texto trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. A oportunidade da vivência em Angola favoreceu o suporte para discutir e identificar as diferenças de saúde entre países, de modo a estabelecer um olhar mais reflexivo e crítico referente à atuação da Enfermagem em diferentes contextos. O intercâmbio proporcionou o amadurecimento tanto profissional quanto pessoal, fortalecendo habilidades e desenvolvendo capacidades para enfrentamento de problemas, aperfeiçoando a independência e a personalidade individuais. Além disso, contribuiu para fortalecer parcerias na formação de profissionais da área de Enfermagem entre países do Sul Global. Além disso, esse intercâmbio trouxe benefícios significativos para a discente de Enfermagem, a instituição de origem e a instituição acolhedora. Apesar das dificuldades, essa experiência resultou na criação de novas amizades e na assimilação de novos valores e perspectivas, enriquecendo, assim, a formação da graduanda.
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Referências
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