Formação política pela Sétima Arte

o cinema como prática pedagógica e de cidadania na Universidade Federal de Uberlândia no período 2015-2016

Autores/as

  • Luciana Zacharias Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiane Santana Previtali Universidade Federal de Uberlândia
  • Erica Santos Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lourenço Pablo Silva Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Araújo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016-34980

Palabras clave:

Formação política, Cinema, Práticas pedagógicas, Cidadania, Direitos Humanos

Resumen

O projeto de extensão "Formação política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica" visa contribuir com a tomada de consciência, a organização social e a conquista de direitos humanos na perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária. Partindo-se do pressuposto de que o cinema é constituinte da prática pedagógica, busca-se promover uma reflexão crítica por meio de sugestões analíticas postas na estrutura narrativa fílmica, visando contribuir para o aprimoramento do senso crítico que o sujeito social tem de si mesmo e do meio sociocultural e educacional em que vive. Pautado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto almeja contribuir para o aprimoramento da relação Universidade-Sociedade, aumentando a participação dos docentes e discentes em atividades de extensão e pesquisa por meio de seu envolvimento em ações interdisciplinares que, além de contribuir com a sua formação ampliada, primem pelo rigor científico e pela atuação crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Zacharias Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; professora efetiva dessa instituição; membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES)

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES) e do projeto de extensão “Formação Política pela Sétima Arte”

Erica Santos Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Lourenço Pablo Silva Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Matheus Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; participantes do projeto de
extensão “Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica”

Citas

A BOA mentira. Direção: Philippe Falardeau. EUA, Quênia, Índia: Paris Filmes, 2014. 1 DVD (110 min), son., color.

A ONDA. Direção: Dennis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. 1 DVD (106 min), son., color.

ALVES, G. ; BATISTA, R. L. (Org.) Trabalho e educação: contradições do capitalismo global. Bauru: Práxis, 2006.

BENJAMIN, W. A. Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CATASTROÏKA. Documentário. Direção: Aris Chatzistefanou. Grécia, 2012. (87 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=Qam7h1jMIwI>.

DUARTE, R. A. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.

MODRO, N. R. Nas entrelinhas do cinema. Joinville, SC: Editora da Univille, 2008.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

PINHO, A. C. M. C.; DEMARTINI, Z. B. F. O cinema como prática didático-pedagógica no ensino jurídico. Revista Pedagógica, Chapecó, n. 30, v. 1, jan./jun. 2013.

RODRIGUES, N. Adeus meninos: um discurso contra o esquecimento. In: TEIXEIRA, I. A. C.; LOPES, J. S. (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOUSA, A. M. V.; NASCIMENTO, G. A. F. Direito e cinema: uma visão interdisciplinar. Revista

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

COELHO, L. Z.; SANTANA PREVITALI, F.; OLIVEIRA, E. S.; FERREIRA, L. P. S.; ARAÚJO, M. Formação política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica e de cidadania na Universidade Federal de Uberlândia no período 2015-2016. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 126–139, 2017. DOI: 10.14393/REE-v15n22016-34980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/34980. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a