Formação política pela Sétima Arte
o cinema como prática pedagógica e de cidadania na Universidade Federal de Uberlândia no período 2015-2016
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016-34980Palabras clave:
Formação política, Cinema, Práticas pedagógicas, Cidadania, Direitos HumanosResumen
O projeto de extensão "Formação política pela Sétima Arte: o cinema como prática pedagógica" visa contribuir com a tomada de consciência, a organização social e a conquista de direitos humanos na perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária. Partindo-se do pressuposto de que o cinema é constituinte da prática pedagógica, busca-se promover uma reflexão crítica por meio de sugestões analíticas postas na estrutura narrativa fílmica, visando contribuir para o aprimoramento do senso crítico que o sujeito social tem de si mesmo e do meio sociocultural e educacional em que vive. Pautado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto almeja contribuir para o aprimoramento da relação Universidade-Sociedade, aumentando a participação dos docentes e discentes em atividades de extensão e pesquisa por meio de seu envolvimento em ações interdisciplinares que, além de contribuir com a sua formação ampliada, primem pelo rigor científico e pela atuação crítica.
Descargas
Citas
A BOA mentira. Direção: Philippe Falardeau. EUA, Quênia, Índia: Paris Filmes, 2014. 1 DVD (110 min), son., color.
A ONDA. Direção: Dennis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. 1 DVD (106 min), son., color.
ALVES, G. ; BATISTA, R. L. (Org.) Trabalho e educação: contradições do capitalismo global. Bauru: Práxis, 2006.
BENJAMIN, W. A. Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CATASTROÏKA. Documentário. Direção: Aris Chatzistefanou. Grécia, 2012. (87 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=Qam7h1jMIwI>.
DUARTE, R. A. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
MODRO, N. R. Nas entrelinhas do cinema. Joinville, SC: Editora da Univille, 2008.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PINHO, A. C. M. C.; DEMARTINI, Z. B. F. O cinema como prática didático-pedagógica no ensino jurídico. Revista Pedagógica, Chapecó, n. 30, v. 1, jan./jun. 2013.
RODRIGUES, N. Adeus meninos: um discurso contra o esquecimento. In: TEIXEIRA, I. A. C.; LOPES, J. S. (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOUSA, A. M. V.; NASCIMENTO, G. A. F. Direito e cinema: uma visão interdisciplinar. Revista
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Luciana Zacharias Coelho, Fabiane Santana Previtali, Erica Santos Oliveira, Lourenço Pablo Silva Ferreira, Matheus Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.