A formação política pela Sétima Arte
o cinema como prática pedagógica e de cidadania nos movimentos sociais de Uberlândia, MG no período 2015-2016
Palavras-chave:
cinema, educação, movimentos sociais, cidadaniaResumo
O trabalho aqui apresentado diz respeito a um projeto de pesquisa e extensão de natureza interdisciplinar que vem sendo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Educação e Sociedade", da Universidade Federal de Uberlândia junto a movimentos sociais, sindicatos e associações de Uberlândia/MG a partir de 2009. O objetivo é discutir o cinema enquanto constituinte da prática pedagógica. Partimos do pressuposto que o cinema é capaz de propiciar uma reflexão crítica através de sugestões analíticas postas na estrutura narrativa fílmica, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento e o aprimorando do senso crítico que o sujeito social tem de si mesmo e do meio sócio-cultural e educacional em que vive, o que contribui para o exercício da cidadania. Os resultados apresentados são preliminares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.