O cinema enquanto prática pedagógica: a experiência na Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes em Uberlândia/MG.

Autores

  • Andréia Farina de Faria
  • Vinicius Duarte Ferreira
  • Juliana de Araújo e Silva
  • André Cavalvante
  • Eliseth Resende Martins
  • Fabiane Santana Previtali

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20742

Palavras-chave:

Extensão, Multidisciplinar

Resumo

O objetivo geral deste artigo é apresentar as experiências da utilização do cinema enquanto um instrumento pedagógico capaz de propiciar junto aos estudantes de ensino médio uma experiência crítica diante de problemas fundamentais da modernidade, tendo como foco a formação política junto às escolas da rede pública de Uberlândia/MG, particularmente a Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes. Os temas abordados foram gênero e bulling que nortearam a escolha dos filmes exibidos e em seguida os workshops. A metodologia foi fundamentada na pesquisa-ação, sendo as atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2010 no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade - GPTES com apoio da Fapemig. Os resultados, ainda preliminares, demonstraram que é possível e de significativa importância a interface entre cinema e educação no sentido de se contribuir para a formação crítica dos sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2012

Como Citar

FARINA DE FARIA, A.; DUARTE FERREIRA, V.; DE ARAÚJO E SILVA, J.; CAVALVANTE, A.; RESENDE MARTINS, E.; SANTANA PREVITALI, F. O cinema enquanto prática pedagógica: a experiência na Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes em Uberlândia/MG. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REE-v11n12012-20742. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20742. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)