O cinema enquanto prática pedagógica: a experiência na Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes em Uberlândia/MG.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20742Palavras-chave:
Extensão, MultidisciplinarResumo
O objetivo geral deste artigo é apresentar as experiências da utilização do cinema enquanto um instrumento pedagógico capaz de propiciar junto aos estudantes de ensino médio uma experiência crítica diante de problemas fundamentais da modernidade, tendo como foco a formação política junto às escolas da rede pública de Uberlândia/MG, particularmente a Escola Estadual Prof. Ederlindo Lannes Bernardes. Os temas abordados foram gênero e bulling que nortearam a escolha dos filmes exibidos e em seguida os workshops. A metodologia foi fundamentada na pesquisa-ação, sendo as atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2010 no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade - GPTES com apoio da Fapemig. Os resultados, ainda preliminares, demonstraram que é possível e de significativa importância a interface entre cinema e educação no sentido de se contribuir para a formação crítica dos sujeitos sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Andréia Farina de Faria, Vinicius Duarte Ferreira, Juliana de Araújo e Silva, André Cavalvante, Eliseth Resende Martins, Fabiane Santana Previtali
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.