Minha cozinha, meu laboratório

formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68399

Palavras-chave:

Novo ensino médio, Interdisciplinaridade, Ciência na cozinha

Resumo

O ensino vem evoluindo com transformações ao longo do tempo, culminando em uma reestruturação curricular do Ensino Médio, a qual contempla a Base Nacional Comum Curricular, a fim de possibilitar diferentes escolhas aos estudantes, permitindo disciplinas eletivas a partir de componentes curriculares trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino. Este trabalho narra uma iniciativa de Gastronomia Social, uma temática útil para que professores e futuros professores atendam em componentes curriculares eletivos, pois elenca a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade a partir da abordagem de conteúdos de disciplinas como Física, Química e Biologia. No formato de “formação continuada”, a ação se consolidou em encontros online e com distribuição de materiais, os quais abordavam assuntos relacionados à importância da Gastronomia. Ademais, por meio de interações e projetos desenvolvidos pelos participantes, foram abordados os conhecimentos adquiridos ao longo da “formação continuada”, sendo assessorados pelos colaboradores e equipe, demonstrando o potencial temático da Gastronomia molecular.

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Biografia do Autor

Elaine Kikuti, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do projeto “Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos”, registro no SIEX 25284 vinculado ao PEIC 2022.

João Paulo de Menezes Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Química na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do projeto “Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos”, registro no SIEX 25284 vinculado ao PEIC 2022.

Layane Resende Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Química Industrial na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do projeto “Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos”, registro no SIEX 25284 vinculado ao PEIC 2022.

Luciana Karen Calábria, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; colaboradora do projeto “Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos”, registro no SIEX 25284 vinculado ao PEIC 2022.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

KIKUTI, E.; PEREIRA, J. P. de M.; COUTINHO, L. R.; CALÁBRIA, L. K. Minha cozinha, meu laboratório: formação continuada. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 192–209, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68399. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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