Minha cozinha, meu laboratório
formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68399Palavras-chave:
Novo ensino médio, Interdisciplinaridade, Ciência na cozinhaResumo
O ensino vem evoluindo com transformações ao longo do tempo, culminando em uma reestruturação curricular do Ensino Médio, a qual contempla a Base Nacional Comum Curricular, a fim de possibilitar diferentes escolhas aos estudantes, permitindo disciplinas eletivas a partir de componentes curriculares trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino. Este trabalho narra uma iniciativa de Gastronomia Social, uma temática útil para que professores e futuros professores atendam em componentes curriculares eletivos, pois elenca a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade a partir da abordagem de conteúdos de disciplinas como Física, Química e Biologia. No formato de “formação continuada”, a ação se consolidou em encontros online e com distribuição de materiais, os quais abordavam assuntos relacionados à importância da Gastronomia. Ademais, por meio de interações e projetos desenvolvidos pelos participantes, foram abordados os conhecimentos adquiridos ao longo da “formação continuada”, sendo assessorados pelos colaboradores e equipe, demonstrando o potencial temático da Gastronomia molecular.
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