Desafios da permanência estudantil nas universidades públicas
reflexões críticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77466Palavras-chave:
Ensino superior, Permanência estudantil, Elitismo acadêmico, Evasão universitária, Práticas pedagógicas inclusivasResumo
A transição para a universidade, frequentemente idealizada, esconde desafios estruturais que impactam a permanência dos estudantes, especialmente os de baixa renda. A dificuldade de acesso aos campi, a elitização acadêmica e a cultura da reprovação contribuem para a exclusão e o adoecimento mental. Além disso, a falta de didática de alguns docentes e a ausência de suporte psicológico reforçam desigualdades. Enquanto práticas excludentes desmotivam os discentes, professores que adotam metodologias inclusivas demonstram ser possível aliar exigência acadêmica e acolhimento. Diante desse cenário, é essencial que as universidades públicas reformulem suas políticas, garantindo equidade e suporte estudantil para reduzir a evasão. A universidade deve ser um espaço acessível e transformador, comprometido com a permanência e a formação integral dos estudantes.
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