Protagonismo de adolescentes na promoção da saúde na escola
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77446Palavras-chave:
Promoção da saúde, Adolescentes, Empoderamento, Pesquisa participativa, EscolaResumo
Este texto trata-se de um relato de experiência conduzida por um grupo de adolescentes de Iniciação Científica Júnior (ICJ), empregando metodologia participativa para o levantamento de situações-problemas, com foco no protagonismo entre pares. Baseado no referencial teórico de Paulo Freire, é um estudo participativo-descritivo, desenvolvido com bolsistas de ICJ sob orientação de pesquisadores e acadêmicos nas seguintes etapas: direcionamento dos temas a serem abordados, planejamento, implementação e avaliação das ações de educação em saúde. O projeto foi realizado em 2023 em uma escola estadual de período integral de ensino fundamental e médio localizada no norte do Estado do Espírito Santo (ES), Brasil. Foram realizadas atividades como discussão de artigos científicos, oficinas de criatividade e sensibilidade em saúde, planejamento das ações de educação em saúde e desenvolvimento de tecnologia educativa no formato de jogos on-line. As atividades aplicadas contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral do estudante, como a familiarização e compreensão crítica de textos acadêmicos, o aprimoramento da argumentação, comunicação oral e alfabetização científica. Além disso, colaboraram para estimular a autonomia e a articulação entre teoria e prática, e, em especial, o protagonismo dos estudantes em temas relacionados à área de educação em saúde.
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