Práticas pedagógicas em/com e para os direitos humanos à luz de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-77264

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos humanos, Pedagogia freireana

Resumo

Este trabalho almejou dialogar acerca de uma pedagogia freireana voltada, em essência, aos direitos humanos. Para o seguimento do estudo, obteve-se como objetivo geral: pensar práticas pedagógicas em/com e para os direitos humanos à luz de Paulo Freire. Especificamente, buscou-se: refletir acerca de práticas pedagógicas à luz de Paulo Freire; analisar o mote de uma pedagogia em/com e para os direitos humanos; e, por fim, escavar as categorias analíticas de uma educação freireana para a cidadania. O aporte metodológico convém ser uma revisão bibliográfica, enquanto o procedimento metodológico dos dados se dá à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). A fundamentação teórica, por sua vez, se resume essencialmente a Freire. A reflexão analítica/crítica deste trabalho foi atingida mediante uma reflexão contundente, necessária e urgente em tempos de retrocessos epistemológicos, políticos e sociais.

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Biografia do Autor

  • Dayane Lopes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda em Direitos Humanos na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

  • Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pós-doutora pela Universidade de Évora, Portugal; professora na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; líder do Grupo de Pesquisas "Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire" na mesma instituição; vice-coordenadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais na mesma instituição

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

MEDEIROS, Dayane Lopes de; MELO, Maria Aparecida Vieira de. Práticas pedagógicas em/com e para os direitos humanos à luz de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 153–167, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-77264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/77264. Acesso em: 28 dez. 2025.