Práticas pedagógicas em/com e para os direitos humanos à luz de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77264Palavras-chave:
Cidadania, Direitos humanos, Pedagogia freireanaResumo
Este trabalho almejou dialogar acerca de uma pedagogia freireana voltada, em essência, aos direitos humanos. Para o seguimento do estudo, obteve-se como objetivo geral: pensar práticas pedagógicas em/com e para os direitos humanos à luz de Paulo Freire. Especificamente, buscou-se: refletir acerca de práticas pedagógicas à luz de Paulo Freire; analisar o mote de uma pedagogia em/com e para os direitos humanos; e, por fim, escavar as categorias analíticas de uma educação freireana para a cidadania. O aporte metodológico convém ser uma revisão bibliográfica, enquanto o procedimento metodológico dos dados se dá à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). A fundamentação teórica, por sua vez, se resume essencialmente a Freire. A reflexão analítica/crítica deste trabalho foi atingida mediante uma reflexão contundente, necessária e urgente em tempos de retrocessos epistemológicos, políticos e sociais.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. [Constituição (1824)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1824.
BRASIL. [Constituição (1891)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1891.
BRASIL. [Constituição (1932)]. Revolução Constitucionalista. Brasília, DF: Senado Federal, 1932.
BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1934.
BRASIL. [Constituição (1937)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1937.
BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1946.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: 1989.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
FREIRE, P. Cartas à Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1977.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1992.
FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Partir da infância: diálogos sobre educação. São Paulo: Paz & Terra, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dayane Lopes de Medeiros, Maria Aparecida Vieira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


