Educação popular e Conselhos Municipais
a extensão universitária na criação de espaços educativos para a participação e o controle social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76598Palavras-chave:
Educação popular, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Participação social, Extensão universitáriaResumo
O presente relato de experiência diz respeito a uma formação promovida pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Casa dos Conselhos situada em Lavras/MG, com o objetivo de promover um ciclo de formação para conselheiros gestores de políticas públicas no referido município. Este projeto buscou qualificar conselheiros e demais interessados, por meio de atividades de educação popular. As oficinas foram desenhadas para incentivar o aprendizado colaborativo, utilizando jogos, dinâmicas e rodas de conversa que promoveram trocas entre sociedade civil, governo local e equipe universitária. Os resultados ressaltam o valor de espaços educativos não somente para o fortalecimento da participação social, como também para a criação de redes entre os participantes. A conclusão sugere a replicação dessa iniciativa em outros municípios, incentivando o desenvolvimento de uma cultura democrática mais participativa e a democratização da própria democracia.
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