Estudantes da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os impactos da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76358

Palavras-chave:

Pandemia, Gênero, Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre parte dos dados produzidos em uma pesquisa de pós-doutorado, que buscou, entre outros pontos, identificar como a pandemia de Covid-19 afetou um grupo de mulheres matriculadas em turmas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com quatro mulheres. Constatamos que suas histórias são atravessadas por vulnerabilidades semelhantes: elas estavam matriculadas na escola e empregadas, garantindo sua independência financeira, mas tudo isso mudou durante a pandemia. Inicialmente, elas tentaram se adaptar às atividades e aulas remotas, mas, posteriormente, fechou-se definitivamente a escola onde estavam adaptadas. Sendo assim, além de todos os desafios com os quais as demais pessoas precisaram lidar nesse período de tantas incertezas, nossas entrevistadas lidaram também com mais esse problema e, consequentemente, interromperam seus estudos na EJA. Assim, constatamos que, no período da pesquisa, elas viviam em seu cotidiano as consequências da pandemia e conviviam com os efeitos das mudanças ocorridas naquele tempo, especialmente no que se refere à vida escolar. Em suas trajetórias, a pandemia significou uma mudança abrupta de vida: perda de renda, mudança de cidade e ausência de tempo para replanejar seus caminhos.

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Biografia do Autor

  • Ludimila Corrêa Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; diretora escolar na Prefeitura Municipal de Mario Campos, Minas Gerais, Brasil.

  • Carmem Lúcia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

BASTOS, Ludimila Corrêa; EITERER, Carmem Lúcia. Estudantes da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os impactos da pandemia de Covid-19. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 110–131, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76358. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76358. Acesso em: 27 dez. 2025.