Horta urbana sustentável
práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74985Palavras-chave:
Ensino de Química, Agricultura urbana, Educação ambientalResumo
Este texto trata-se de uma reflexão em torno de experiências vivenciadas no cotidiano escolar durante conclusão das disciplinas Estágio Supervisionado II (ESII) e Estágio Supervisionado III (ESIII), com relação a um curso de graduação em Licenciatura em Química. As disciplinas foram realizadas junto aos alunos do Curso Técnico Integrado de Refrigeração e Climatização (RAC), em São José/SC, no câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), em 2023. O projeto desenvolvido com a turma teve como tema “A horta como território para práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras”, o qual demonstrou a importância de construir um espaço dinamizador da aprendizagem e do desenvolvimento integral. Para essa reflexão, utilizei como metodologia a observação participante e a pesquisa-participante, ambas com abordagem qualitativa. A experiência relatada neste texto permitiu associar conhecimentos de Química, Educação Ambiental e Sustentabilidade, sendo que as interações e ações desenvolvidas colaborativamente contribuíram para tornar o processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos. A proposta consistiu em conectar diferentes temas relacionados à alimentação nas cidades a atividades que dialogassem com os conteúdos de Química e com outras áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a transdisciplinaridade.
Downloads
Referências
BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, E. C. Educação ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 24, p. 173-185, jan./jul. 2010. DOI 10.14295/remea.v24i0.3891. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3891. Acesso em: 22 abr. 2024.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, n. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.
BRASIL. Lei da Educação Ambiental. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 26 jun. 2025.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, Serviço Social do Comércio, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/protegeer/biblioteca/CompostagemDomsticaComunitriaeInstitucionaldeResduosOrgnicosMMA.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.
BRASIL. Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 12 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças globais. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2012. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1296. Acesso em: 25 ago. 2024.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Segurança alimentar e agricultura sustentável: uma perspectiva agroecológica. In: CAPORAL, F. R. (org.). Extensão rural e agroecologia: temas sobre um novo desenvolvimento rural, necessário e possível. Brasília: Embrapa, 2009. p. 278-292.
EMBRAPA. Marco referencial em agroecologia. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2006.
FAO. Ciudades más verdes en América Latina y el Caribe: un informe de la FAO sobre la agricultura urbana y periurbana em la región. Roma: FAO, 2014. Disponível em: https://openknowledge.fao.org/server/api/core/bitstreams/3541b8d7-6cd5-4779-9f2f-ae7ee74940ca/content. Acesso em: 28 set. 2021.
FERREIRA, E. A. Horta vertical na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21952. Acesso em: 24 mar. 2024.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1982.
FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1986.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
LE BOTERF, G. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 51-81.
MAESTRI, J. C. O universo da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227186. Acesso em: 25 jun. 2025.
NOVAES, M. B. C.; GIL, A. C. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 134-160, jan./fev. 2009. DOI 10.1590/S1678-69712009000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/dwqhBYxbFvRww85Ypw5tkbr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2025.
PUKALL, J. P.; SILVA, V. L. S.; SILVA, A. R. Projetos criativos ecoformadores na educação básica: uma experiência em formação de professores na perspectiva da criatividade. Blumenau: Nova Letra, 2017.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SANTOS, L. C.; SANTOS, J. S.; SILVA, V. M. Vamos aprender plantando: horta escolar como recurso didático. In: EXPO PIBID UFPE 2014, 2014, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2014.
SIMON, E. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface, Botucatu, v. 18, n. supl. 2, p. 1355-1364, 2014. DOI 10.1590/1807-57622013.0477. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/D76bmvVMM4PFbT6dGf4MyTd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2025.
SOGLIO, F. K. D. Princípios e aplicações da pesquisa participativa em agroecologia. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 116-136, maio/ago. 2017. DOI 10.17058/redes.v22i2.9361. Disponível em: 10.17058/redes.v22i2.9361. Acesso em: 25 jun. 2025.
TORRE, S. L.; SILVA, V. L. S. Ecoformação e transdisciplinaridade na rede de escolas criativas. Dynamis, Blumenau, v. 21, n. 1, p. 15-30, 2015. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7c64/c7ec3e912a674be4056a198fe7243636467b.pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
TURA, M. L. R. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 183-205.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcia Gilmara Marian Vieira, Paula Alves de Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


