Horta urbana sustentável

práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74985

Palavras-chave:

Ensino de Química, Agricultura urbana, Educação ambiental

Resumo

Este texto trata-se de uma reflexão em torno de experiências vivenciadas no cotidiano escolar durante conclusão das disciplinas Estágio Supervisionado II (ESII) e Estágio Supervisionado III (ESIII), com relação a um curso de graduação em Licenciatura em Química. As disciplinas foram realizadas junto aos alunos do Curso Técnico Integrado de Refrigeração e Climatização (RAC), em São José/SC, no câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), em 2023. O projeto desenvolvido com a turma teve como tema “A horta como território para práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras”, o qual demonstrou a importância de construir um espaço dinamizador da aprendizagem e do desenvolvimento integral. Para essa reflexão, utilizei como metodologia a observação participante e a pesquisa-participante, ambas com abordagem qualitativa. A experiência relatada neste texto permitiu associar conhecimentos de Química, Educação Ambiental e Sustentabilidade, sendo que as interações e ações desenvolvidas colaborativamente contribuíram para tornar o processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos. A proposta consistiu em conectar diferentes temas relacionados à alimentação nas cidades a atividades que dialogassem com os conteúdos de Química e com outras áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a transdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

  • Marcia Gilmara Marian Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; pós-doutora em Agroecologia e Paisagismo pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; coordenadora do Projeto de Extensão “Educação para Transformação: meio ambiente e saúde”.

  • Paula Alves de Aguiar, Instituto Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora no Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

VIEIRA, Marcia Gilmara Marian; AGUIAR, Paula Alves de. Horta urbana sustentável: práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 469–485, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74985. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74985. Acesso em: 6 dez. 2025.

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