Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para adesão ao tratamento hemodialítico
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74476Palavras-chave:
Diálise renal, Educação em saúde, Insuficiência renal, Tecnologia educacionalResumo
Este trabalho, um estudo do tipo metodológico, possui como objetivo construir e validar o conteúdo de uma cartilha educativa sobre orientações em saúde para adesão ao tratamento hemodialítico, embasado em uma revisão integrativa, bem como em manuais e diretrizes da área. Obteve-se o desenvolvimento, a construção e a validação de conteúdo de um instrumento confiável para ser utilizado em pessoas que realizam tratamento hemodialítico. Para a validação da cartilha, utilizou-se a técnica Delphi e o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, que buscam opiniões de especialistas. Para isso, foram convidados sete juízes com experiência prática na área de nefrologia, que realizaram suas considerações em relação ao conteúdo da cartilha. Desse modo, este estudo resultou na produção da versão da cartilha educativa “Saiba mais como aderir ao tratamento da hemodiálise”. Todos os juízes realizaram suas considerações em relação ao conteúdo do material, que foram consideradas e acatadas na versão final. Por fim, o material construído e validado apresentou uma boa evidência, uma vez que foi aprovado por todos os juízes/especialistas. Assim, a cartilha pode ser considerada um recurso facilitador para a melhoria do conhecimento e das práticas de adesão ao tratamento da hemodiálise.
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