Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para adesão ao tratamento hemodialítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74476

Palavras-chave:

Diálise renal, Educação em saúde, Insuficiência renal, Tecnologia educacional

Resumo

Este trabalho, um estudo do tipo metodológico, possui como objetivo construir e validar o conteúdo de uma cartilha educativa sobre orientações em saúde para adesão ao tratamento hemodialítico, embasado em uma revisão integrativa, bem como em manuais e diretrizes da área. Obteve-se o desenvolvimento, a construção e a validação de conteúdo de um instrumento confiável para ser utilizado em pessoas que realizam tratamento hemodialítico. Para a validação da cartilha, utilizou-se a técnica Delphi e o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, que buscam opiniões de especialistas. Para isso, foram convidados sete juízes com experiência prática na área de nefrologia, que realizaram suas considerações em relação ao conteúdo da cartilha. Desse modo, este estudo resultou na produção da versão da cartilha educativa “Saiba mais como aderir ao tratamento da hemodiálise”. Todos os juízes realizaram suas considerações em relação ao conteúdo do material, que foram consideradas e acatadas na versão final. Por fim, o material construído e validado apresentou uma boa evidência, uma vez que foi aprovado por todos os juízes/especialistas. Assim, a cartilha pode ser considerada um recurso facilitador para a melhoria do conhecimento e das práticas de adesão ao tratamento da hemodiálise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Fernanda de Oliveira Vieira, Universidade Federal de Alfenas

    Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; enfermeira efetiva em Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

  • Patrícia Scotini Freitas, Universidade Federal de Alfenas

    Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Síntese de Evidências em Saúde.

  • Fábio de Souza Terra, Universidade Federal de Alfenas

    Doutor em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional.

Referências

ARAUJO, N. C. F. et al. Evaluation of treatment adherence in chronic health conditions through pharmaceutical care. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 37-41. jul./set. 2017. DOI 10.30968/rbfhss.2017.083.007. Disponível em: https://jhphs.org/sbrafh/article/view/298. Acesso em: 16 mar. 2025.

BERANGER, K. S. et al. Educação em saúde com uso de tecnologias educacionais na assistência de enfermagem: revisão integrativa. Cuadernos de Educación y Desarrollo, Espanha, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2025. DOI 10.55905/cuadv17n1-132. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7322. Acesso em: 8 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovas as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos; Revoga as (RES. 196/96); (RES. 303/00); (RES. 404/08). Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2012/resolucao-no-466.pdf/view. Acesso em: 5 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade. Diretrizes clínicas para o cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_clinicas_cuidado_paciente_renal.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.

BREGMAN, R. Prevenção da progressão da Doença Renal Crônica (DRC). Brazilian Journal of Nephrology, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 11-14, 2004. Disponível em: https://www.bjnephrology.org/article/prevencao-da-progressao-da-doenca-renal-cronica-drc/. Acesso em: 20 maio 2024.

BREHMER, L. C. F. et al. Diabetes mellitus: health education strategies for self-care. Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 15, p. e246321, 2021. DOI 10.5205/1981-8963.2021.246321. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/246321/37465. Acesso em: 17 jun. 2024.

CASSIANI, S. H. B.; RODRIGUES, L. P. A técnica de Delphi e a técnica de grupo nominal como estratégias de coleta de dados das pesquisas em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 76-83, set./dez. 1996. Disponível em: https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-S0103-210019960009000174/1982-0194-ape-S0103-210019960009000174.pdf. Acesso em: 16 maio 2024.

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. S.; RIBEIRO JUNIOR, H. L. Concepções de educação em saúde no processo formativo do enfermeiro na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 28, p. 440-458, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3132. Acesso em: 21 nov. 2024.

DAUGIRDAS, J. T.; BLAKE, P. G.; ING, T. S. Manual de diálise. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

DENHAERYNCK, K. et al. Prevalence and consequences of nonadherence to hemodialysis regimens. American Journal of Critical Care, Aliso Viejo, v. 16, n. 3, p. 222-235, maio 2007. DOI 10.4037/ajcc2007.16.3.222. Disponível em: https://aacnjournals.org/ajcconline/article-abstract/16/3/222/548/Prevalence-and-Consequences-of-Nonadherence-to?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 17 jun. 2024.

FREITAS, L. R. et al. Guidebook for renal dialysis patients: care of central venous catheters and arteriovenous fistula. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 4, p. 947-953, 2019. DOI 10.1590/0034-7167-2018-0131. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Z9Why8yvrCpLPGTHvWLXPDv/?lang=en. Acesso em: 27 abr. 2025.

GILMORE, J. KDOQI clinical practice guidelines and clinical practice recommendations – 2006 updates. Nephrology Nursing Journal, Pitman, v. 33, n. 5, p. 487-489, set./out. 2006. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA153691590&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=1526744X&p=AONE&sw=w. Acesso em: 20 maio 2024.

GRIVA, K. et al. Hemodialysis self-management intervention randomized trial (HED-SMART): a practical low-intensity intervention to improve adherence and clinical markers in patients receiving hemodialysis. American Journal of Kidney Diseases, Filadélfia, v. 71, n. 3, p. 371-381, mar. 2018. DOI 10.1053/j.ajkd.2017.09.014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272638617310077. Acesso em: 21 jun. 2024.

GUIMARÃES, A. S. M.; QUEIROZ, P. B. Determinantes sociais da saúde e adesão do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico. Health Residencies Journal, Brasília, v. 2, n. 9, p. 112-124, 2021. DOI 10.51723/hrj.v2i9.149. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/149. Acesso em: 17 jun. 2024.

LESSA, L. P. et al. Construction of a booklet on education in the transit for adolescents. Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 12, n. 10, p. 2737-2742, out. 2018. DOI 10.5205/1981-8963-v12i10a235019p2737-2742-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/download/235019/30239/123232. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, A. C. M. A. C. C. et al. Construction and validation of educational booklet for breastfeeding support room. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 24, p. e1315, 2020. DOI 10.5935/1415-2762.20200052. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49939. Acesso em: 15 fev. 2024.

LINS, S. M. S. B. et al. Treatment adherence of chronic kidney disease patients on hemodialysis. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 54-60, 2018. DOI 10.1590/1982-0194201800009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/XrgGPyXqTQsBncc8zjTd5bc/?format=html&lang=en. Acesso em: 12 jun. 2021.

LIRA, J. D. S. Saúde pública no século XXI: uma abordagem sobre ciências farmacêuticas. Recife: Omnis Scientia, 2020.

LYNN, M. R. Determination and quantification of content validity. Nursing Research, Filadélfia, v. 35, n. 6, p. 382-386, nov. 1986. DOI 10.1097/00006199-198611000-00017. Disponível em: https://journals.lww.com/nursingresearchonline/Citation/1986/11000/Determination_and_Quantification_Of_Content.17.aspx. Acesso em: 11 jun. 2024.

MARTINS, M. I. S. et al. Development of educational booklet on muscle stretching in school health promotion. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 6, p. 19293-19313, nov./dez. 2020. DOI 10.34119/bjhrv3n6-310. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22054. Acesso em: 15 maio 2021.

MARTINS, R. M. G. et al. Development of a booklet for self-care promotion in leprosy. Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 13, p. e239873, 2019. DOI 10.5205/1981-8963.2019.239873. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/239873. Acesso em: 15 maio 2024.

MOURA, J. R. A. et al. Construction and validation of a booklet to prevent overweight in adolescents. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 365-373, 2019. DOI 10.1590/1982-0194201900051. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/rDkLwCHjn3mCCMzFfS57K6R/. Acesso em: 17 fev. 2024.

OLIVEIRA, F. G. L. et al. Evidências de validade de cartilha educativa sobre cuidados com acessos vasculares para hemodiálise. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 32, p. e20230212, 2023. DOI 10.1590/1980-265X-TCE-2023-0212pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/jxYbXWgZ9Cj7cMpPdxFxHgN/?lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2025.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

PUEYO-GARRIGUES, M. et al. Health education: a Rogerian concept analysis. International Journal of Nursing Studies, Nova Iorque, v. 94, p. 131-138, jun. 2019. DOI 10.1016/j.ijnurstu.2019.03.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0020748919300732#preview-section-cited-by. Acesso em: 9 nov. 2024.

SANTOS, F. G. T. et al. Educational technology for people with chronic renal disease: construction and validation of content. Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 13, p. 517-523, 2021. DOI 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9263. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9263. Acesso em: 26 nov. 2023.

SILVA, R. R. L. et al. Cuidados clínicos em hemodiálise: validação de cartilha educativa. Revista Norte Mineira de Enfermagem, Montes Claros, v. 7, n. 1, p. 5-16, 2018. Disponível em: http://www.renome.unimontes.br/antigo/index.php/renome/article/view/184. Acesso em: 26 nov. 2023.

STUMM, E. M. F. et al. Effect of educational intervention on the quality of life of hyperphosphathemic chronic renal patients on hemodialysis. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, p. e20180267, 2019. DOI 10.1590/1980-265X-TCE-2018-0267. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/H3qhW8c7JWnnnvRsPY5mstR/. Acesso em: 21 jun. 2024.

THOMÉ, F. S. et al. Brazilian chronic dialysis survey 2017. Brazilian Journal of Nephrology, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 208-214, 2019. DOI 10.1590/2175-8239-JBN-2018-0178. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002019000200208&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jul. 2021.

Downloads

Publicado

10-09-2025

Como Citar

VIEIRA, Ingrid Fernanda de Oliveira; FREITAS, Patrícia Scotini; TERRA, Fábio de Souza. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para adesão ao tratamento hemodialítico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 313–330, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74476. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74476. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)