Educação do campo e políticas públicas
entre os desafios e possibilidades das classes multisseriadas na área rural de Igarapé-Açu/PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73950Palavras-chave:
Educação do campo, Políticas públicas, Classe multisseriadaResumo
O presente artigo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), tem como objetivo geral contextualizar políticas públicas brasileiras promulgadas após a Constituição Federativa de 1988, voltadas para a Educação do Campo. Os objetivos específicos se delimitam em identificar a contribuição das classes multisseriadas para a garantia e o acesso a uma educação de qualidade no campo, assim como analisar os desafios e as possibilidades presentes nas classes multisseriadas da área rural do município de Igarapé-Açu/Pará. A fim de atender aos objetivos, a pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa, realizando um levantamento bibliográfico, assim como uma pesquisa documental, na qual foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para a geração de dados. Nesse contexto, dentre os desafios e possibilidades enfrentados pelos/as educadores/as de classes multisseriadas de Igarapé-Açu/PA, percebe-se o distanciamento da materialização dessas políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Entretanto, faz-se presente a resistência para a permanência das escolas multisseriadas como garantia do direito constitucional.
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