Educação do campo e políticas públicas

entre os desafios e possibilidades das classes multisseriadas na área rural de Igarapé-Açu/PA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73950

Palabras clave:

Educação do campo, Políticas públicas, Classe multisseriada

Resumen

O presente artigo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), tem como objetivo geral contextualizar políticas públicas brasileiras promulgadas após a Constituição Federativa de 1988, voltadas para a Educação do Campo. Os objetivos específicos se delimitam em identificar a contribuição das classes multisseriadas para a garantia e o acesso a uma educação de qualidade no campo, assim como analisar os desafios e as possibilidades presentes nas classes multisseriadas da área rural do município de Igarapé-Açu/Pará. A fim de atender aos objetivos, a pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa, realizando um levantamento bibliográfico, assim como uma pesquisa documental, na qual foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para a geração de dados. Nesse contexto, dentre os desafios e possibilidades enfrentados pelos/as educadores/as de classes multisseriadas de Igarapé-Açu/PA, percebe-se o distanciamento da materialização dessas políticas públicas voltadas à Educação do Campo. Entretanto, faz-se presente a resistência para a permanência das escolas multisseriadas como garantia do direito constitucional.

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Biografía del autor/a

  • Adriana Dias Cruz, Universidade Regional de Blumenau

    Doutoranda em Educação na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidade e Inclusão (LAEDI).

  • Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

    Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; coordenadora do Laboratório de Didática da História (LADIH/FURB); e integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (LAEDI).

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Publicado

2025-04-01

Cómo citar

CRUZ, Adriana Dias; RODRIGUES, Cíntia Régia. Educação do campo e políticas públicas: entre os desafios e possibilidades das classes multisseriadas na área rural de Igarapé-Açu/PA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 288–309, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73950. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73950. Acesso em: 18 apr. 2025.